Leia também:
X Leilão de diamantes de Cabral arrecada R$ 4,6 milhões

Golpe no PSDB: José Serra vira réu por lavagem de dinheiro

Filha do senador também foi denunciada

Gabriela Doria - 29/07/2020 19h38 | atualizado em 29/07/2020 19h46

Senador José Serra vira reú por lavagem de dinheiro Foto: Agência Senado/Jane de Araújo

O senador e ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) se tornou réu na Justiça Federal sob acusação de lavagem de dinheiro transnacional. A filha do tucano, Verônica, também se tornou ré.

O juiz Diego Paes Moreira aceitou nesta quarta-feira (29) a denúncia da força-tarefa da Lava Jato do Ministério Público Federal em São Paulo que acusa o senador.

Segundo a Procuradoria, o ex-governador teria cometido crimes até 2014. Em 2018, o Supremo Tribunal Federal decidiu que crimes atribuídos a Serra cometidos até 2010 estavam prescritos.

Segundo a denúncia, nos anos de 2006 e 2007, Serra “valeu-se de seu cargo e de sua influência política para receber da Odebrecht pagamentos indevidos em troca de benefícios relacionados às obras do Rodoanel Sul”.

– Milhões de reais foram pagos pela empreiteira por meio de uma sofisticada rede de offshores no exterior, para que o real beneficiário dos valores não fosse detectado pelos órgãos de controle – sustenta a denúncia.

De acordo com as investigações, José Amaro Pinto Ramos e Verônica Serra constituíram empresas no exterior, ocultando seus nomes, e por meio delas receberam os pagamentos que a Odebrecht destinou ao então governador paulista. Serra governou o estado de 2007 a 2010.

– Neste contexto, realizaram numerosas transferências para dissimular a origem dos valores, e os mantiveram em uma conta de offshore controlada, de maneira oculta, por Verônica Serra até o final de 2014, quando foram transferidos para outra conta de titularidade oculta, na Suíça – apontou a investigação.

Serra foi procurado por meio da assessoria e ainda não se manifestou.

*Folhapress

Leia também1 Leilão de diamantes de Cabral arrecada R$ 4,6 milhões
2 Toffoli defende quarentena para ex-juiz disputar eleições
3 Web lembra 'podres' de Huck na #TodosContraLucianoHuck
4 2022: Mourão vê Bolsonaro 'extremamente competitivo'
5 Aprovação de Bolsonaro no Nordeste aumenta quase 10%

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.