Leia também:
X Governo detalha como será quarentena dos repatriados

Globo é notificada por juristas cristãos por matéria antiética

Reportagem trouxe críticas contra teoria criacionista, sem o espaço para o contraditório

Paulo Moura - 07/02/2020 14h32 | atualizado em 07/02/2020 14h37

Jornal Nacional exibiu matéria contra presidente da Capes Foto: Reprodução/TV Globo

A Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure) notificou a Rede Globo extrajudicialmente por conta de uma reportagem do Jornal Nacional com ataques contra a nomeação de Benedito Guimarães Aguiar Neto para a chefia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na notificação, a associação afirmou que a matéria veiculada mostrou a Teoria do Design Inteligente (TDI), defendida por Aguiar Neto, de forma depreciativa. A Anajure declarou que o conteúdo não ouviu todas as partes, fato contrário à Constituição.

– Foram expostas várias manifestações contrárias à TDI, sendo esta apresentada como desprovida de cientificidade e como pretexto para desperdício de verba pública – diz uma nota divulgada pela associação.

O pedido feito pelo órgão é de que a emissora conceda o direito de resposta de forma proporcional à ofensa que foi feita contra o chefe da Capes em rede nacional. O prazo para que a emissora se posicione sobre a questão é de sete dias.

A Teoria do Design Inteligente é uma corrente de conhecimento, baseada no criacionismo, que defende a evolução humana como parte de uma interferência ou condução de um ser superior, ou divino. A proposta ganhou popularidade nos Estados Unidos, onde pais conseguiram na Justiça que o método fosse ensinado nas escolas aos seus filhos.

Leia também1 Sikêra Jr detona Zé de Abreu: "A Globo gosta de gente assim"
2 É domingo! Saiba onde assistir à cerimônia do Oscar 2020
3 Goleiro Bruno assina contrato com time amador em MG

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.