Leia também:
X Bolsonaro critica Sergio Moro: ‘Alinhado com outra ideologia’

Globo acusa, sem provas, aliados do governo de fakes

Emissora não trouxe qualquer postagem que comprovasse acusação contra apoiadores de Bolsonaro

Paulo Moura - 01/06/2020 10h48 | atualizado em 01/06/2020 12h16

Presidente Jair Bolsonaro e Allan dos Santos Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Em uma reportagem veiculada no Fantástico deste domingo (31), a Globo falou sobre o inquérito das fake news que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e citou diversos pontos da investigação.

Ao acusar diversos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro como participantes do suposto esquema de produção de notícias falsas, porém, a emissora não usou qualquer publicação, postagem ou fala que corroborasse as acusações.

O fato, inclusive, foi percebido pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) que comentou a situação em sua conta no Twitter.

Show da morte da #globolixo passou mais de 10 minutos acusando aliados do governo Bolsonaro de postarem fakenews, mas não mostrou nenhuma (zero!!!) postagem para dar exemplo de fake news que tenha sido divulgada – escreveu.

Durante os 14 minutos de reportagem, a emissora não trouxe qualquer informação nova sobre o fato e basicamente fez um resumo do que noticiou ao longo de toda a semana, com a participação de comentaristas que apenas endossaram o ponto de vista defendido pela matéria.

Além disso, ao longo do conteúdo, a Globo tentou atribuir práticas que, segundo eles, seriam suspeitas, mas que não caracterizam qualquer prática de crime, como a relação amigável entre o jornalista Allan dos Santos, do portal Terça Livre, e o presidente Jair Bolsonaro.

Ao final, ficou clara a falta de um contrapeso na reportagem. A emissora, por exemplo, expôs a fala da deputada Lídice da Mata, relatora da CPMI das Fake News e oposição ao governo, sem qualquer fala de deputados que se posicionassem contra ações tomadas pela comissão.

Leia também1 Deputado bolsonarista diz que processará Celso de Mello
2 Com tochas, grupo 300 do Brasil faz ato contra o STF
3 Bolsonaro afirma que ações do STF apontam para crise
4 Bolsonaro rebate acusação de Haddad: 'Fake news'
5 Malafaia denuncia fake news contra apóstolo César Augusto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.