Leia também:
X Kataguiri: Bolsonaro deve ser processado, condenado e preso

Globo aceita fornecer arquivo bruto de entrevista com do Val

Ministro Alexandre de Moraes já havia recuado de sua decisão inicial ao exigir material

Monique Mello - 05/02/2023 12h37 | atualizado em 06/02/2023 12h32

Alexandre de Moraes Foto: EFE/Joédson Alves

O Grupo Globo decidiu fornecer os arquivos brutos (na íntegra, sem edição) das entrevistas do senador Marcos do Val (Podemos-ES), ainda que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, tenha mudado sua decisão, exigindo apenas o material que foi ao ar.

Em nota ao Poder360, a emissora carioca informou que não houve informações em off durante as conversas com o parlamentar.

– A Globo vai fornecer as entrevistas publicadas como decidiu o ministro e esclarece que não havia nada em off nas entrevistas de Marcos do Val à GloboNews. A entrevista concedida ao Estúdio i já havia sido exibida ao vivo na íntegra. E a entrevista a Marina Franceschini, que teve trechos exibidos no Conexão e em outros telejornais, não traz nenhuma informação em off na sua íntegra bruta – diz a nota.

Em off é uma expressão usada no jornalismo quando a fonte revela uma informação e pede para não ser publicada. O direito de sigilo da fonte é, inclusive, contemplado na Constituição no Art. 5º: “Inciso XIV – e assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”.

A decisão da Globo de fornecer o arquivo na íntegra, ainda que não haja off, levanta uma discussão sobre abrir um precedente no jornalismo. Isto porque pode ser que, a partir de agora, poderá ser requerido o arquivo bruto sem cortes de uma entrevista de forma indiscriminada.

Leia também1 Moraes recua de decisão de multar CNN, Veja e GloboNews
2 Moraes: "Tentaram me dar cartão vermelho, mas o VAR não permitiu"
3 Herdeiro da Globo cuidará do inventário de Glória, diz coluna
4 Malafaia comenta depoimento de senador, diz que Lula se omitiu e cobra Moraes
5 Repórter esportivo da Globo pede demissão e anuncia ao vivo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.