Leia também:
X Lula volta a defender isenção do IRPF e taxação de super-ricos

Gleisi diz que governo Lula está aberto ao diálogo sobre o IOF

Ministra comentou a decisão de Moraes que sustou atos do Executivo e Legislativo

Pleno.News - 04/07/2025 15h28 | atualizado em 04/07/2025 16h36

Gleisi Hoffmann Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais da presidência da República, afirmou, nesta sexta-feira (4), que o governo do presidente Lula (PT) está disposto a dialogar com o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o decreto que alterava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A declaração foi feita após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, suspender a norma do Executivo e também a decisão do Congresso que tentava barrá-la.

Pelas redes sociais, Gleisi disse esperar que a audiência de conciliação convocada por Moraes resulte em uma solução negociada. Ela reforçou que o governo agiu dentro da responsabilidade fiscal.

– Vamos aguardar que a audiência marcada pelo ministro Alexandre de Moraes resulte em uma solução negociada sobre o decreto do IOF. O governo do presidente Lula não tem nenhum problema em conversar com o Congresso e com o STF, sempre buscou o diálogo nesta e em outras questões.

A ministra argumentou que o decreto visava cumprir o novo arcabouço fiscal aprovado pelo próprio Legislativo. Com a suspensão da medida, segundo ela, será necessário fazer cortes no orçamento.

– O que é preciso ficar claro é que o governo agiu com responsabilidade, para cumprir o arcabouço fiscal aprovado pelo Legislativo. Importante lembrar que, com a suspensão do decreto do IOF, fica mantida a necessidade de contingenciamento de recursos orçamentários, impondo um ritmo mais lento à execução de todos os tipos de despesas do Orçamento da União – escreveu.

Por fim, Gleisi defendeu a ideia de justiça tributária como princípio para equilibrar as contas públicas, sem prejudicar os mais pobres.

– Temos certeza de que a justiça tributária é o melhor caminho para o país e para as contas públicas, de forma que não sejam impactados os direitos do povo e dos trabalhadores – concluiu.

Leia também1 Lula volta a defender isenção do IRPF e taxação de super-ricos
2 Deputados criticam Moraes por suspender decretos sobre IOF
3 ONU retira inspetores nucleares da AIEA do Irã por segurança
4 Confira na íntegra a decisão de Alexandre de Moraes sobre o IOF
5 IOF: Marsiglia chama decisão de Moraes de "aberração jurídica"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.