Leia também:
X Bolsonaro anunciará pacote ambiental na próxima semana

Gilmar suspende tornozeleira para Guido Mantega

Ministro foi contra decisão do juiz Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Federal de Curitiba

Ana Luiza Menezes - 28/08/2019 19h59 | atualizado em 28/08/2019 20h01

Ministro Gilmar Mendes Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu decisão do juiz Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Federal de Curitiba, para que o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega se apresente à Justiça, onde seria instalada nele uma tornozeleira.

Na semana passada, o advogado Fabio Tofic Simantob, que representa Mantega, pediu ao tribunal que retirasse de Curitiba o processo em que o ex-ministro é investigado por supostamente receber propina de executivos da Odebrecht.

O processo, sustenta, nada tem a ver com a Petrobras e por isso não deveria ser investigado pela força-tarefa do Paraná, que se dedica a esclarecer crimes praticados no âmbito da estatal.

Ex-ministro Guido Mantega Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

Simantob já obteve decisões favoráveis que determinavam que outras investigações sobre as mesmas acusações fossem deslocadas para o Distrito Federal.

Mendes determinou a suspensão da instalação da tornozeleira por entender que, antes de qualquer medida cautelar, é preciso saber se o processo continuará ou não tramitando em Curitiba.

O Ministério Público Federal fez o pedido alegando que Mantega pode fugir para a Itália, já que possui nacionalidade italiana. Segundo o advogado, os crimes investigados já têm quase uma década. No período, o ex-ministro sempre compareceu a todas as audiências marcadas, jamais dando sinais de que poderia sair do Brasil.

*Folhapress/Mônica Bergamo

Leia também1 Bolsonaro anunciará pacote ambiental na próxima semana
2 Voluntariado será critério de desempate em concurso
3 Eduardo fala contra a entrada da Bolívia para o Mercosul

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.