Leia também:
X Ministra não vê problema em Lula indicar seu advogado ao STF

Gilmar Mendes cobra urgência em regulação das redes sociais

Pauta é defendida pelo presidente Lula e por outros ministros do Supremo Tribunal Federal

Paulo Moura - 07/03/2023 14h49 | atualizado em 07/03/2023 15h47

Ministro Gilmar Mendes, do STF Foto: Carlos Humberto / SCO / STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu que seja dada urgência ao processo de regulação das redes sociais. A declaração foi feita durante a participação do magistrado no evento que celebrou os 30 anos da Advocacia-Geral da União (AGU). Na ocasião, Mendes defendeu que plataformas “sejam responsabilizadas” por suas ações e omissões.

– É urgente a disciplina das redes sociais. É fundamental que as plataformas sejam responsabilizadas pelas suas ações ou pelas suas omissões (…). Devemos estar atentos (…) e discutir de maneira muito tranquila, ponderada, sem nenhuma violação à liberdade de expressão, mas permitir que a liberdade de expressão seja utilizada com responsabilidade – declarou.

A regulação das redes é uma pauta já há algum tempo defendida não só por Gilmar Mendes, mas também por outros integrantes da Suprema Corte, como os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Quem também é favorável à regulamentação é o atual governo federal, em especial o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em uma carta enviada recentemente à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Lula defendeu a regulação das plataformas digitais e afirmou que era preciso combater a concentração do mercado digital com a democratização da internet e a promoção da autonomia dos países em desenvolvimento nessa área.

– Precisamos de equilíbrio. De um lado, é necessário garantir o exercício da liberdade de expressão individual, que é um direito humano fundamental. De outro lado, precisamos assegurar um direito coletivo: o direito de a sociedade receber informações confiáveis, e não a mentira e a desinformação – declarou o presidente no documento.

Leia também1 Ministra não vê problema em Lula indicar seu advogado ao STF
2 Após sucesso, pr. Jairo Manhães abre nova turma de mentoria
3 STF autoriza transferência de Abdelmassih para hospital penitenciário
4 Ministro dos Direitos Humanos defende descriminalizar drogas
5 Sumiço de ator completa 40 dias; família suspeita de golpe

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.