Leia também:
X MPF pede explicação a Vélez sobre filmagem de crianças

Gilmar Mendes arquiva inquérito contra Lindbergh

Para o ministro do STF, não havia indícios contra o ex-senador petista

Henrique Gimenes - 26/02/2019 16h53 | atualizado em 26/02/2019 17h07

Ex- senador Lindbergh Farias Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu arquivar um inquérito contra o ex-senador Lindbergh Farias (PT-RJ) pelos crime de responsabilidade, corrupção passiva e fraude em licitação. Para ele, não havia indícios suficientes contra o ex-parlamentar.

A investigação envolvia irregularidades em obras Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, entre 2005 e 2006. Na época, Lindbergh foi prefeito da cidade.

A investigação estava no STF desde 2013. Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), não havia elementos mínimos para se apresentar uma denúncia. Além disto, afirma o órgão, os crimes já estão prescritos.

Ministro Gilmar Mendes Foto: EFE/Rosinei Coutinho

Em sua decisão, Gilmar afirmou que “A jurisprudência deste Egrégio Supremo Tribunal Federal é pacífica quanto à obrigatoriedade de acolhimento das razões de arquivamento apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (…) Não há sequer denúncia oferecida até a presente data”.

No ano passado, o ministro Dias Toffoli já havia arquivado outro inquérito contra Lindbergh por falta de provas. Ele era acusado de ter cometido irregularidades na gestão do Fundo de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu (Previni).

Leia também1 STF decide se reduz pena de Eduardo Cunha para 9 anos
2 Lava Jato no Rio rebate acusações de Gilmar Mendes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.