Leia também:
X Avenida Paulista terá queima de fogos silenciosa neste ano

Julgamento de Lula é adiado por Gilmar Mendes

Ministro pediu mais tempo para analisar o processo

Ana Luiza Menezes - 04/12/2018 18h34 | atualizado em 04/12/2018 19h32

O ex-presidente Lula Foto: Folhapress/Ernesto Rodrigues

Nesta terça-feira (4), o ministro Gilmar Mendes pediu mais tempo para analisar o processo contra o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. O julgamento aconteceu na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), e acabou adiado.

Antes do adiamento determinado por Mendes, o relator Edson Fachin e a ministra Carmem Lúcia tinham votado contra a liberdade de Lula. Os dois também se posicionaram contrariamente ao pedido de anulação dos processos do ex-juiz federal Sérgio Moro tinha apresentado contra o ex-presidente.

Agora, além do voto de Gilmar, faltam outros dois, de Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. Porém, ainda não foi estipulada a data para o prosseguimento do julgamento.

A defesa de Lula pediram sua liberdade depois que Moro aceitou o convite para assumir o ministério da Justiça. Os advogados dele alegam que a atitude do ex-magistrado indica que houve parcialidade na condenação de Lula, que se declara inocente de todas as acusações que pesam contra ele.

O ex-presidente está detido no Paraná desde abril. Ele é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro em processo da Operação Lava Jato. Ele foi condenado a cumprir a pena de 12 anos e 1 mês de prisão, mas agora tem a chance de ser solto, caso consiga votos favoráveis no próximo julgamento.

Leia também1 Justiça mantém condenação de Anthony Garotinho
2 Futuro ministro, Moro diz que Lula faz parte de seu passado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.