Leia também:
X Vice-presidente do BB morre após passar mal em reunião

Gilmar Mendes manda soltar Alexandre Baldy

Secretário de Transportes de SP tinha sido preso na quinta-feira por suspeita de fraudes na área da saúde

Ana Luiza Menezes - 08/08/2020 08h22 | atualizado em 08/08/2020 09h17

Ministro Gilmar Mendes, do STF Foto: STF/Nelson Jr

Nesta sexta-feira (7), Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o secretário de Transportes de São Paulo, Alexandre Baldy, seja solto.

– Defiro o pedido liminar para suspender a ordem de prisão temporária decretada em relação ao reclamante. Expeça-se alvará de soltura. Comunique-se com urgência – escreveu o ministro do STF.

Baldy tinha sido preso na quinta-feira (6) em um desdobramento da Lava Jato que apura desvios na área da saúde envolvendo órgãos federais. Ele deixou o prédio da Polícia Federal (PF) por volta de 2h45 deste sábado (8), segundo o portal G1.

A defesa do secretário recorreu ao STF na sexta-feira, alegando que a prisão foi uma “condução coercitiva travestida de prisão temporária”.

Gilmar Mendes foi escolhido como relator após um sorteio. O habeas corpus concedido por ele foi publicado no sistema virtual do Supremo no fim da noite de sexta.

Em sua decisão, o ministro considerou que prisão temporária não pode “ser utilizada como prisão para averiguações nem para forçar a presença ou a colaboração do imputado em atos de investigação ou produção de prova, em conformidade com a presunção de inocência e o direito à não autoincriminação”.

O fato de os supostos crimes terem acontecido há 2 anos também contribuíram para a determinação do ministro.

– É necessário um grande esforço hermenêutico [de interpretação] para se imaginar que o diálogo que supostamente ocorreu em 2018 constituiria uma prova minimamente concreta de que o reclamante estaria disposto a atrapalhar a investigação penal, de modo a justificar a sua prisão preventiva 2 (dois) anos depois – observou.

A defesa de Baldy divulgou uma nota sobre a soltura do secretário.

– Não há um indicio de atos ilícitos praticados por Alexandre Baldy. Os valores apreendidos em sua residência estavam declarados no imposto de renda, como todos os seus bens. Fez-se um espetáculo sobre o nada. O Supremo colocou as coisas em seu devido lugar, cumprindo seu papel de guardião da Constituição e da dignidade humana.

Leia também1 Maia diz que prisão de Baldy foi 'um pouco arbitrária'
2 João Doria se solidariza com secretário preso pela Lava Jato
3 Bretas fala em indícios de Baldy ter usado esposa e sogro para lavar dinheiro
4 João Doria decide afastar secretário preso na Lava Jato
5 Alexandre Baldy, secretário de Doria, é preso pela Lava Jato

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.