Leia também:
X Morre Rolando Boldrin, o senhor Brasil, aos 86 anos

Gilmar determina desbloqueio de valores de Lula na Lava Jato

Valores são referentes a bens da ex-primeira-dama Maria Letícia, que estavam retidos com base na Operação Lava Jato

Pleno.News - 09/11/2022 18h16 | atualizado em 09/11/2022 18h51

Lula reuniu-se com ministros do STF, após eleito Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Antes mesmo de terminar a primeira visita do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (9), o ministro da Corte Gilmar Mendes determinou o desbloqueio de bens da ex-primeira-dama Marisa Letícia que haviam sido retidos pela Receita Federal com base no compartilhamento de informações da Operação Lava Jato.

Lula visitou a sede do STF nesta quarta (9), e se reuniu com dez ministros da Corte, incluindo Gilmar. O único a se ausentar foi Luís Roberto Barroso, que está no Egito para compromissos da conferência do Clima das Nações Unidas (COP27). A previsão inicial era de que o petista se encontrasse apenas com a presidente do tribunal, ministra Rosa Weber, para discutir a necessidade de reatar os laços entre o Executivo e Judiciário após o esgarçamento dessa relação provocado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL).

Gilmar atendeu a um pedido de Lula para ter acesso aos bens da ex-mulher, que morreu em 2017. O presidente eleito argumentou, na petição ao STF, que a retenção do dinheiro depositado pela ex-primeira-dama em uma conta do Banco Bradesco era ilegal. A decisão que sustou o acesso aos recursos se amparou em provas e informações obtidas pela extinta Operação Lava Jato, sob o comando jurídico do agora senador eleito Sergio Moro (União Brasil-PR), que foi considerado parcial pelos ministros da Corte.

Na decisão, Gilmar relembrou parte do seu voto no julgamento que declarou Moro parcial para frisar que todas as provas obtidas pelo ex-juiz da Lava Jato foram invalidadas pelo STF.

– Uma vez declarada a nulidade do plexo probatório – como de fato o foi -, a manutenção da constrição de valores constantes em VGBL da falecida esposa do reclamante assume tonalidades de caprichosa e arbitrária perseguição – escreveu o ministro.

Lula tem direito a 20% do valor, enquanto os filhos dos dois ficam com o restante. O valor do montante girava em torno de R$ 5,5 milhões, mas não foram revelados os valores desbloqueados.

*AE

Leia também1 Lula não está morto; líder petista participa de reuniões em Brasília
2 Horas antes da morte, Gal Costa aparece fazendo o "L" nos stories
3 Michel Temer sugere a Lula 'mais palavras de tranquilização'
4 David Uip recusa convite para participar da transição de Lula
5 Janja quer cadela participando da posse de Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.