Leia também:
X Câmara conclui aprovação da nova taxa de juros do BNDES

Gilmar dá 10 dias para Temer explicar extinção de reserva

Ministro do STF foi sorteado relator de mandado de segurança do PSOL questionando decreto

Henrique Gimenes - 30/08/2017 21h49 | atualizado em 30/08/2017 21h52

Ministro Gilmar Mendes dá prazo de 10 dias para presidente Temer se manifestar sobre decreto que extingue reserva na Amazônia Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo de 10 dias para que o presidente Michel Temer dê explicações sobre o decreto que extingue a reserva ambiental na Amazônia. A decisão de Gilmar acontece após o PSOL entrar com um mandado de segurança na Corte contra a decisão de acabar com a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca) nesta quarta-feira (30). Gilmar Mendes foi sorteado como relator do caso.

O PSOL alega que a decisão de extinguir a Renca deve acontecer após votação pelo Congresso Nacional. Na decisão, o ministro solicitou que a Advocacia-Geral da União (AGU) também se manifeste sobre o caso.

Gilmar Mendes está no momento em viagem oficial à Romênia. Após a escolha de seu nome como relator, o PSOL informou que desistirá da ação. Para que isso aconteça, porém, dependerá que o ministro do STF concorde.

A área do Renca fica entre o Pará e o Amapá e conta com 47 mil quilômetros quadrados. O decreto, publicado na última semana, extinguia a reserva e permitia que fosse realizada a exploração mineral na região. O local tem potencial de ouro e outros minerais, como ferro, tântalo e manganês. Na reserva, há nove unidades de conservação ambiental e indígena.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.