Leia também:
X Comemoração do bicentenário tem show aéreo além do desfile

Genial/Quaest: Diferença entre Lula e Bolsonaro cai para 10 pontos

Dados foram divulgados nesta quarta-feira

Pleno.News - 07/09/2022 09h36 | atualizado em 08/09/2022 11h15

Vantagem de Lula sobre Bolsonaro caiu 10 pontos, segundo Genial/Quaest Arte: Pleno.News // Fotos: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert

Faltando 25 dias para o primeiro turno das eleições, a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (7), mostrou que, no primeiro turno, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acumula 44% das intenções de voto, contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 34%. A diferença de 10 pontos percentuais entre ambos é a menor na série histórica do levantamento, além de mostrar o maior nível de intenções de voto de Bolsonaro.

Em comparação à última pesquisa divulgada em 31 de agosto, Lula manteve a porcentagem, enquanto Bolsonaro avançou dois pontos percentuais.

O candidato Ciro Gomes (PDT) oscilou negativamente um ponto percentual, e agora se consolida com 7% dos votos no primeiro turno. Ainda Simone Tebet (MDB) oscilou positivamente um ponto percentual, com 4%. Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) também oscilaram um ponto percentual positivamente e somam 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram. Votos em branco e nulos são 5% e 4% dizem que não irão votar.

É a primeira pesquisa Genial/Quaest depois do início da propaganda de rádio e TV, do debate entre os candidatos na Band e do pagamento da primeira parcela do Auxílio Brasil de R$ 600.

VOTOS DEFINITIVOS
Questionados sobre a definição dos votos, 69% dos eleitores entrevistados afirmam que não pretendem mudar de candidato até outubro, contra 65% do levantamento anterior. Já 28% afirmaram que podem mudar, contra 33% da pesquisa passada.

Entre os candidatos, 78% dos eleitores de Lula e 81% dos de Bolsonaro disseram que não pretendem mudar suas decisões. Os eleitores do Lula oscilaram dois pontos percentuais positivamente, enquanto os de Bolsonaro cresceram seis pontos percentuais.

SEGUNDO TURNO
Lula manteve as simulações de segundo turno, com 51% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro avançou dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, agora com 39%.

Questionados sobre quem seus candidatos devem apoiar se não chegar ao segundo turno, 56% dos eleitores de Ciro acham que o pedetista deveria apoiar Lula, 17% Bolsonaro e 22% nenhum dos dois. Entre os eleitores de Tebet, 41% acreditam que a emedebista deveria declarar apoio a Lula, 22% em Bolsonaro, e 35% em nenhum dos dois.

O levantamento ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos entre os dias 1º e 4 de setembro, em entrevistas nas casas dos eleitores em 27 Estados. O nível de confiança da pesquisa Genial/Quaest é de 95%, com margem de erro máxima de dois por cento, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob número BR-00807/2022.

*AE

Leia também1 Bolsonaro relembra facada: "Atentado contra a democracia"
2 Definitivo! TSE veta candidatura de Pablo Marçal à Presidência
3 Eleitores chamam Lula de ladrão em nova campanha de Bolsonaro
4 Piso da enfermagem: Barroso e Pacheco fazem reunião
5 Jair Bolsonaro cumprimenta nova premiê do Reino Unido

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.