Leia também:
X Terminou em pizza! Web resgata vídeo de Janones contra Gilmar

General Heleno desiste de depor na CPI dos atos de 8 de janeiro

Oitiva seria nesta quarta-feira

Pleno.News - 18/04/2023 16h10 | atualizado em 18/04/2023 17h22

General Augusto Heleno Foto: PR/Marcos Corrêa

O ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República general Augusto Heleno desistiu de prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos atos de 8 de janeiro. A oitiva havia sido adiada para esta quarta-feira (19), na Comissão Legislativa do Distrito Federal (CLDF) a pedido do próprio general. Heleno, contudo, procurou o deputado distrital Chico Vigilante (PT), presidente da CPI, nesta terça (18), para avisá-lo da desistência.

Heleno explicou ter sido aconselhado por advogados para não depor. O general disse ao deputado distrital que suas falas poderiam colocar mais gasolina na fogueira. Por causa da desistência de última hora, a CPI não deverá ouvir ninguém nesta semana.

A CPI foi instalada na CLDF para apurar os ataques ocorridos na capital federal em 8 de janeiro. Manifestantes depredaram prédios públicos e invadiram o Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso Nacional e a Presidência da República. Mais de 2 mil pessoas foram presas.

Heleno é peça-chave na investigação dos atos. O ex-ministro de Bolsonaro é apontado como o mentor intelectual da tentativa de golpe e suspeito de ser conivente com os extremistas. Chico Vigilante ainda acusa integrantes do GSI de ter participado da depredação no dia 8 de janeiro.

Na próxima semana, a CPI deverá ouvir a coronel Cíntia Queiroz de Castro, da Polícia Militar do Distrito Federal (MPDF). Também estão marcados para as sessões seguintes depoimentos de outros policiais e de empresários, bem como do general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, então chefe do Comando Militar do Planalto durante as invasões em 8 de janeiro.

*AE

Leia também1 GSI se nega a enviar imagens do 8 de janeiro porque são 'grandes'
2 Dino reclama de CPI sobre atos de 8 de janeiro: 'Pode atrapalhar'
3 Rodrigo Pacheco adia sessão que instalaria CPMI do 8 de janeiro
4 Novas adesões: "CPMI do 8 de janeiro vai acontecer", diz autor
5 PGR dá parecer por liberdade de Torres, mas com tornozeleira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.