Leia também:
X Bolsonaro condena ataques da imprensa e avalia riscos

General da reserva vai ocupar diretoria que cuida do Enem

Nomeação é esperada para os próximos dias

Ana Luiza Menezes - 22/08/2019 20h16

General da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza Foto: Reprodução

O general da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza foi escolhido pelo governo Jair Bolsonaro para assumir a Diretoria de Avaliação da Educação Básica, órgão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) responsável por ações como o Enem. O cargo estava vago desde maio e, ao longo deste ano, ficou cerca de cinco meses desocupado.

Souza fez doutorado em Altos Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército. O militar também acumula um mestrado na escola do Exército dos Estados Unidos.

Como General-de-Brigada, chefiou o Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército e o Centro de Defesa Cibernética do Exército, quando coordenou a área de Segurança e Defesa Cibernética durante os jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

A escolha do militar, publicada pelo jornal O Globo, foi confirmada à Folha pelo governo. A nomeação é esperada para os próximos dias.

A vacância na diretoria do Inep tem comprometido o andamento de ações do órgão e desestimulado a equipe, de acordo com servidores do instituto.

A decisão de trazer um militar para essa diretoria, de natureza técnica e pedagógica, causou estranhamento interno no instituto desde a última semana por causa da falta de intimidade com o tema. Souza será a quinta pessoa a assumir o cargo desde janeiro.

Atrasos no cronograma do Saeb, a avaliação federal que compõe o Índice de Desenvolvimento à Educação (ideb), preocupam a área técnica. Já os preparativos para o Enem, também de responsabilidade da diretoria, estão em estágio mais confortável após transtornos com a escolha da gráfica.

*Folhapress

Leia também1 Bolsonaro condena ataques da imprensa e avalia riscos
2 Relator do sítio de Atibaia vai liberar voto até o fim do ano
3 Bolsonaro "prevê" que jornal do Grupo Globo "vai fechar"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.