General Amaro é oficializado como novo ministro do GSI
Militar assume o Gabinete de Segurança Institucional duas semanas após a saída do general Gonçalves Dias
Paulo Moura - 04/05/2023 08h26 | atualizado em 04/05/2023 10h48

O general da reserva do Exército Marcos Antônio Amaro dos Santos foi oficializado nesta quinta-feira (4), por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU), como novo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Amaro substitui Ricardo Cappelli, que estava interinamente na chefia do GSI desde o dia 19 de abril após a exoneração do general Gonçalves Dias.
Amaro já era um nome dado como certo para substituir Dias no comando do GSI desde que seu antecessor deixou o governo. Na ocasião, a situação de G. Dias, como é conhecido, ficou insustentável em meio à divulgação de imagens que mostraram a atuação dele e de servidores do GSI durante a invasão ao Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.
Nesta quarta (3), véspera de sua oficialização no cargo, Amaro se reuniu pela manhã, no Palácio do Planalto, com o presidente Lula e com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Depois, ele almoçou com o presidente e com outros generais do Alto Comando do Exército, ocasião em que o petista anunciou que Amaro era o escolhido para assumir o GSI.
Leia também1 Câmara impõe derrota a Lula e derruba decretos do saneamento
2 Luiz Lima lamenta a falta de perfil técnico de Margareth Menezes
3 Genro de Lula abre escritório no DF 2 meses após posse do petista
4 Cruzeiro defende Wallace: "Será perseguido eternamente?"
5 Naiane Câmara é criticada por orar pela "cura" de filha autista