Leia também:
X Boulos indica e membro do MTST será secretário das Periferias

Gás natural da Argentina é mais poluente que o usado no Brasil

Processo conhecido como fracking, usado para extrair gás de xisto, pode liberar ar tóxico na atmosfera

Paulo Moura - 24/01/2023 15h09 | atualizado em 24/01/2023 15h21

Extração de gás natural (Imagem Ilustrativa) Foto: Pixabay

Se a ideia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de promover o financiamento do gasoduto para gás natural na Argentina realmente seguir em frente, o petista estará contradizendo sua própria agenda de campanha e de governo relacionada ao meio ambiente. A razão para isso decorre da forma como o gás é explorado no país vizinho.

A reserva de Vaca Muerta, no oeste da Argentina, de onde se origina o gasoduto que Lula prometeu financiar com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é uma formação geológica rica em gás e óleo de xisto. O xisto, por sua vez, é uma rocha metamórfica com aspecto folheado que pode abrigar gás e óleo em suas frestas.

No entanto, para extrair o óleo e o gás há um processo que é considerado muito danoso ao meio ambiente, cujo nome é conhecido em inglês como “fracking”. Na prática, essa técnica consiste em “quebrar o solo”; primeiro, a partir de uma perfuração vertical e, após determinada profundidade, a partir de uma perfuração horizontal.

No processo de obtenção dos elementos oriundos do xisto, porém, são inseridos produtos químicos e água para que sejam liberados gás e óleo que possam estar “presos” entre as rochas. Muito usado nos Estados Unidos, o processo é questionado, por exemplo, por liberar “ar tóxico na atmosfera”, como ressalta um texto da Escola de Saúde da universidade norte-americana de Yale.

– O processo requer grande volume de água, emite gases que provocam o efeito estufa, como o metano, libera ar tóxico na atmosfera e produz barulho. Estudos indicam que esse tipo de operação para extrair óleo e gás podem levar a perda dos habitat de plantas e animais, declínio das espécies, disrupções migratórias e degradação da terra – diz o texto da universidade.

O texto da instituição de ensino estadunidense ainda destaca que “estudos também demonstraram haver uma associação entre os locais de extração de óleo e gás de xisto com gravidezes malsucedidas, incidências de câncer, hospitalizações e episódios de asma”.

No caso do gás natural extraído no Brasil, o processo é feito a partir do pré-sal. Por ser retirado de forma direta dos poços em alto-mar, esse tipo de método é muito menos danoso ao meio ambiente do que o usado para extrair gás de xisto.

FINANCIAR GASODUTO TAMBÉM PODE SER DANOSO PARA O BNDES
Ao site Poder360, o diretor e fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, destacou que a decisão de financiar o gasoduto argentino traz riscos para o BNDES por causa da instabilidade política do país vizinho e da América Latina.

– Infelizmente, a Argentina e América Latina como um todo têm uma instabilidade política e regulatória muito grande. Não sabemos o que será a Argentina daqui a 12 meses – pontuou.

A decisão de apoiar o projeto argentino também pode soar contraditória se for levado em conta que o país vizinho possui uma malha de gasodutos bem maior que a brasileira. Enquanto a Argentina tinha, em 2021, cerca de 16 mil quilômetros de dutos, o Brasil possuía aproximadamente 9,4 mil quilômetros, de acordo com números do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).

Leia também1 BNDES deve financiar obras de gasoduto na Argentina, diz Lula
2 Alberto Fernández diz que Argentina tem inveja do BNDES
3 Lula dá resposta ríspida ao ser indagado sobre BNDES e moeda
4 Equipe de Lula quer rever plano da Petrobras em 60 dias
5 Em crise com militares, Lula dispensa número 2 do GSI

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.