Leia também:
X Leite confiante: “Vamos colocar a terceira via no segundo turno”

G7 avalia que relatório final da CPI “isola” Renan, diz colunista

Parlamentares do colegiado estariam preparando emendas ao relatório que será apresentado por Renan

Paulo Moura - 18/10/2021 08h13 | atualizado em 18/10/2021 09h20

Renan Calheiros Foto: Agência Senado/Edilson Rodrigues

Senadores do grupo que é maioria na CPI da Covid-19 no Senado, o chamado G7, relataram que a forma como Renan Calheiros (MDB-AL) fez a condução de seu relatório final “isolou” o relator do colegiado e “fragilizou” o documento, que tem leitura prevista para a quarta-feira desta semana (26). O posicionamento foi revelado pelo colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles.

De acordo com o jornalista, senadores do G7 criticaram Renan, em conversas reservadas neste domingo (17), por ele ter “centralizado” a elaboração do parecer final e por ter “vazado” alguns trechos do documento antes mesmo de apresentar aos colegas aliados na CPI.

Próximo da finalização dos trabalhos da comissão, o relator passou a enfrentar resistência no G7 ao pedido de indiciamento do presidente Jair Bolsonaro por “genocídio de indígenas”. Esse posicionamento contrário a Renan vem, por exemplo, do próprio presidente do colegiado, Omar Aziz (PSD-AM), e do líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM).

Parte do G7 também é contra a ideia de Renan de pedir o indiciamento dos filhos de Bolsonaro. Para um dos parlamentares, de acordo com o jornalista, o relator estaria “forçando a barra” ao querer indiciar Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro.

Diante das discordâncias, senadores aliados ao relator já preparam emendas para alterar o parecer final durante a votação do documento, prevista para 26 de outubro. Um dos que deve pedir mudanças no texto de Renan é o próprio Eduardo Braga, responsável por indicar Renan para a relatoria.

Leia também1 Alex Escobar substituirá Tadeu Schmidt nos Gols do Fantástico
2 Auxílio Brasil deve ser de R$ 300 por mês, afirma ministro
3 Mulher descobre ninho com 92 cascavéis embaixo de sua casa
4 Tragédia: Garoto de 13 anos mata a irmã de 15 com tiro acidental
5 Leite confiante: "Vamos colocar a terceira via no segundo turno"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.