Leia também:
X Decisão do STF mantém RJ no regime de recuperação fiscal

Fux nega pedido de Sara Winter para afastar Moraes de inquérito

Defesa da ativista acusa relator de ser parcial nas investigações

Thamirys Andrade - 24/12/2020 19h14 | atualizado em 24/12/2020 19h47

Ativista de direita Sara Giromini, conhecida como Sara Winter Foto: EFE/Joédson Alves

Nesta quarta-feira (23), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, negou o pedido da defesa de Sara Winter para afastar o ministro Alexandre de Moraes do inquérito que investiga violações à Lei de Segurança Nacional. Fux optou por manter a decisão tomada em julho pelo ministro Dias Toffoli, na época em que ele ainda era presidente da Corte.

A defesa de Sara Winter argumenta que Moraes não está apto para conduzir a investigação porque ele estaria no lugar de “juiz e vítima”, utilizando sua posição privilegiada para “perseguir implacavelmente” a ré. Os advogados alegam que o ministro é “inimigo declarado” da ativista, e pedem a suspensão de todas as suas determinações, tanto no inquérito de violações à Lei de Segurança Nacional, quanto no das fake news, ambos conduzidos por Moraes.

Luiz Fux, entretanto, decidiu negar o pedido, afirmando ainda que não cabem recursos contra sua decisão, já que o regimento interno do STF concede poder à Presidência da Corte para rejeitar monocraticamente pedidos do tipo.

Em julho, Toffoli tomou a mesma decisão, alegando que “somente a inimizade capital autoriza o afastamento do juiz da causa por suspeição” e que o que ele considera “simples malquerença, antipatia ou inconformidade de opiniões” não são motivos suficientes para sugerir a parcialidade de um magistrado.

Winter foi presa em junho deste ano após atirar fogos de artifício em direção ao prédio do STF. A prisão foi ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes no inquérito que investiga violações à Lei de Segurança Nacional. Dias depois, ela foi liberada da penitenciária e atualmente permanece monitorada por tornozeleira eletrônica em regime de prisão domiciliar.

Leia também1 Decisão do STF mantém RJ no regime de recuperação fiscal
2 Moraes nega pedido de liberdade do jornalista Oswaldo Eustáquio
3 Em vídeo, Doria pede desculpas por viagem a Miami
4 Covas oficializa reajuste de 46% em seu salário a partir de 2022
5 Quem é Baleia Rossi, aposta de Rodrigo Maia contra Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.