Leia também:
X Bolsonaro: Joe Biden congelou relação dos EUA com Brasil

Fux diz que ‘PM deve satisfações’ ao STF sobre operação no Rio

Presidente do Supremo afirmou que está aguardando as satisfações após ação que deixou mais de 20 mortos em uma comunidade

Pleno.News - 26/05/2022 16h00 | atualizado em 27/05/2022 08h07

Ministro Luiz Fux, presidente do STF Foto: Fellipe Sampaio/STF

Nesta quinta-feira (26), o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), comentou uma operação policial realizada nesta semana no Rio de Janeiro que deixou mais de 20 mortos. Durante abertura da sessão da Corte, Fux afirmou que a Polícia Militar (PM) do Rio “deve satisfações à Corte”.

A declaração fez referência a uma decisão do STF que determinou ao governo do Rio de Janeiro que elaborasse um plano para reduzir a letalidade policial no estado. O relator do caso, ministro Edson Fachin, já havia abordado o assunto nesta quarta (25) e disse que viu com muita preocupação a operação.

Ao falar sobre o episódio, Fux disse que estava aguardando satisfações.

– Tendo em vista a posição em que se encontra o Supremo Tribunal Federal, achei por bem não polemizar com a Polícia Militar. A Polícia Militar deve satisfações. Estou aguardando essas satisfações – ressaltou.

A operação policial realizada na terça (24) teve como objetivo prender chefes de uma facção criminosa que estariam escondidos no Complexo da Penha. De acordo com a polícia, a ação teve início após as autoridades serem informadas de que o Comando Vermelho deslocaria 50 criminosos para reforçar o tráfico na Rocinha, na Zona Sul da cidade.

Entre os alvos da operação, estariam chefes de outras favelas do Rio de Janeiro e criminosos de outros estados. Segundo a PM, os agentes foram atacados a tiros quando iniciavam a ação. O trabalho foi feito em conjunto com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Leia também1 RJ: Polícia Civil revisa para 23 o número de mortos em operação
2 Morto no Rio seria mandante de ataques a agentes de segurança
3 Traficante foragido do AM é um dos mortos em operação no RJ
4 Felipe Melo responde Mônica Bergamo sobre operação no RJ
5 RJ: Traficantes pediram ajuda durante ação policial em favela

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.