Leia também:
X Moraes dá 48h para advogados explicarem vídeo de R. Jefferson

Fux anula votos dados por Marco Aurélio antes da aposentadoria

Decisão de Fux foi embasada em uma norma sobre o julgamento de processos nas sessões presenciais e virtuais do STF

Paulo Moura - 22/10/2021 15h19 | atualizado em 23/10/2021 08h59

Ministro Marco Aurélio Mello Foto: Felipe Sampaio/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, anulou os votos dados pelo ex-ministro Marco Aurélio de Mello antes da aposentadoria do ex-decano da Suprema Corte, que ocorreu em julho. Pouco antes de deixar o Supremo, Mello solicitou que fossem computados seus votos em ações em julgamento no Plenário Virtual que tiveram pedido de destaque.

A decisão de Fux foi embasada em uma norma sobre o julgamento de processos nas sessões presenciais e virtuais do STF. Quando há um pedido de destaque no Plenário Virtual, o processo passa a ser julgado em sessão presencial, e os votos são anulados. Na prática, quando os processos voltarem à pauta, os votos do então decano serão invalidados.

Com o pedido de Marco Aurélio, o presidente do Supremo consultou os ministros sobre a solicitação. Apenas dois responderam. O ministro Edson Fachin afirmou que a proposta implica necessária alteração da Resolução 642/2019 para que os julgamentos não fossem reiniciados, mas retomados, como ocorre quando há pedido de vista.

Já o ministro Alexandre de Moraes sugeriu “como alternativa que seus três pedidos de destaque sejam transformados em pedidos de vista, para que os votos do ministro aposentado possam ser considerados”. Entre os processos, está o que questiona omissão do Congresso em tirar do papel o imposto sobre grandes fortunas.

Na ação, Marco Aurélio votou para reconhecer a demora do Legislativo. O julgamento, entretanto, foi suspenso por pedido de destaque do ministro Gilmar Mendes. Outro é um mandado de segurança que questiona se o presidente da República pode ou não bloquear cidadãos das suas redes sociais. Marco Aurélio é a favor do desbloqueio.

Leia também1 Bolsonaro entrega medalhas a Zambelli, a ministros e a aliados
2 Bolsonaro deverá se reunir com Paulo Guedes ainda nesta sexta
3 Rodrigo Pacheco é cotado para ser vice de Lula, diz jornal
4 Alec Baldwin se pronuncia pela 1ª vez após morte de diretora
5 No DF, fachada do Ministério da Economia é vandalizada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.