Leia também:
X Moro sobre Lula e Bolsonaro: “Não tenho medo de cara feia”

Fundação que criou app do PSDB suspeita de “ataque hacker”

Para a Faurgs, instabilidade se deu por "condições externas ao aplicativo"

Thamirys Andrade - 25/11/2021 10h46 | atualizado em 25/11/2021 11h33

Aplicativo do PSDB virou dor de cabeça para o partido Foto: Estadão Conteúdo/Fotoarena/Luis Lima Jr

Responsável pelo desenvolvimento do aplicativo usado nas prévias do PSDB, a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) apontou um possível ataque hacker como causa da falha no software durante a votação no último domingo (21). O parecer foi divulgado em nota nesta quarta-feira (24).

– A apuração da Faurgs apontou como causa mais provável um congestionamento de acessos incompatível com o número de eleitores cadastrados. Portanto, a Faurgs considera muito plausível a ocorrência de um ataque de hackers ao aplicativo, a partir das 8h15, uma vez que, desde às 7h, o sistema funcionou perfeitamente, com cerca de dois mil votos computados – declarou o diretor de projetos da entidade, Hugo Müller Neto.

Segundo ele, uma “demanda atípica de capacidade de processamento” foi identificada das 8h às 18h. Após o problema, mais mil votos foram registrados, totalizando três mil. Hugo negou que o sigilo dos votos computados esteja comprometido e frisou que o aplicativo está apto para uso.

O diretor de projetos da Faurgs ressalta ainda que a plataforma – que custou R$ 1,3 milhão ao partido – tem capacidade para suportar uma quantidade de acesso muito superior ao do colégio eleitoral do PSDB.

– A Faurgs esclarece que, nas condições normais contratadas, o software desenvolvido funcionou perfeitamente. A plataforma utilizada (Azure Microsoft) tem capacidade para muito mais acessos do que o tamanho do colégio eleitoral [44.828 pessoas]. A instabilidade, portanto, se deu por condições externas ao aplicativo – assinalou.

Leia também1 Moro sobre Lula e Bolsonaro: "Não tenho medo de cara feia"
2 Já em tom eleitoral, Pacheco diz que precisa conter "extremismo"
3 Bolsonaro aceita convite de Biden para participar de cúpula
4 Lula perde recurso que cobrava indenização de Regina Duarte
5 Bolsonaro é "trollado" por sorveteiro em Doha, no Catar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.