Leia também:
X Morre Super Chico, menino com Down que fez sucesso na web

Frias propõe vetar transição de gênero entre menores de idade

Deputado apresentou proposta que impõe limitações à terapia hormonal e à cirurgia de redesignação sexual

Paulo Moura - 06/02/2023 10h44 | atualizado em 06/02/2023 11h13

Deputado Mario Frias Foto: Câmara dos Deputados/Bruno Spada

O deputado federal Mario Frias (PL-SP) apresentou, na última quinta-feira (2), um projeto de lei que tem como objetivo proibir a transição de gênero entre crianças e adolescentes. A proposição indica que a medida seria aplicada com o veto ao uso de bloqueadores hormonais e procedimentos cirúrgicos de redesignação sexual entre os menores de idade.

Na prática, a medida estabelece que fica proibido, em toda a rede de saúde, pública ou privada, o bloqueio puberal hormonal em crianças e adolescentes, exceto nos casos de puberdade precoce, quando o tratamento poderá ser realizado. São vetadas também a terapia hormonal de processo transexualizador para menores de 18 anos e a cirurgia de redesignação sexual para menores de 21 anos.

Na justificativa da proposta, Frias elenca uma reportagem do portal G1 que indica que há 280 menores de idade em procedimentos de transição no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP): 100 são crianças entre os 4 e os 12 anos, e 180 são adolescentes de 13 a 17 anos.

– Essa proposição é um grito de socorro das nossas crianças visando um crescimento sadio e livre de ingerências dogmáticas e ideológicas quaisquer. Nesse sentido, é importante garantir por lei que fatores externos não afetarão o desenvolvimento natural de sua sexualidade – justifica Frias no projeto de lei, que foi divulgado pela revista Oeste.

O parlamentar também ressalta que o projeto “não obsta de forma alguma a garantia do acesso à saúde às pessoas adultas transexuais”, mas que “somente pretende assegurar que essa condição de transexualidade não seja precocemente imposta e incentivada a crianças e adolescentes”.

Leia também1 Morre Super Chico, menino com Down que fez sucesso na web
2 Pumas nega que tenha pedido indenização de US$ 5 mi a Alves
3 Operação sobre pornografia infantil tem 2 presos no Brasil
4 Tiktoker Gabriel Netto morre afogado no interior de MG
5 Naufrágio na Baía de Guanabara deixa 6 mortos e 2 desaparecidos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.