Frias detona “oportunismo” de Doria sobre a Cinemateca
Governador de São Paulo afirmou que seu governo pretende "recuperar e reinaugurar" a Cinemateca
Henrique Gimenes - 03/08/2021 15h36 | atualizado em 03/08/2021 16h30

Nesta terça-feira (3), o secretário especial de Cultura, Mario Frias, utilizou as redes sociais para criticar um “oportunismo” do governador de São Paulo, João Doria. Em sua conta do Twitter, Frias comentou uma declaração de Doria sobre recuperar a Cinemateca com verba federal.
A Cinemateca foi atingida por um incêndio no final do mês passado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio que atingiu um galpão de mil metros quadrados na noite de quinta-feira (29), teve início durante a manutenção do sistema de ar-condicionado. O dano ao acervo, que reúne décadas da produção do audiovisual nacional, ainda não foi estimado.
Em suas redes sociais, Doria falou sobre o episódio e disse que seu governo quer recuperar a Cinemateca.
– Recuperamos e reinauguramos o Museu da Língua Portuguesa. Estamos fazendo a restauração e ampliação do novo Museu do Ipiranga. Queremos agora recuperar a Cinemateca. Cultura, arte e história estão no DNA de quem vive em SP. Um país que respeita sua história respeita seu futuro – apontou.





Frias, no entanto, chamou o governador de “farsa política” e ressaltou que a recuperação não seria realizada com recursos de São Paulo.
– A farsa política, chamada João Doria, diz que quer recuperar a Cinemateca. Fazendo como fez com os museus, com verba federal e sem um centavo do dinheiro estadual, deve ser fácil – escreveu.
Leia também1 Frias sobre Cinemateca: 'Precisamos investigar de forma bem criteriosa'
2 PF assume investigação que apura incêndio na Cinemateca
3 Cinemateca: Atriz lamenta, mas alfineta apoiadores de Bolsonaro
4 Frias culpa 'herança maldita do petismo' por fogo na Cinemateca
5 Frias sobre Cinemateca: PF fará perícia para saber se incêndio foi criminoso