Leia também:
X DF: Homem é preso com rojões e faca perto do local da posse

Freixo cobra investigação contra Bolsonaro: “Muitos crimes”

Futuro presidente da Embratur, da gestão Lula, acusou Bolsonaro sem demonstrar provas

Pleno.News - 01/01/2023 14h35 | atualizado em 02/01/2023 18h31

Lula ao lado de Marcelo Freixo Foto: Lula/Ricardo Stuckert

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ), indicado para a presidência da Embratur no novo governo Lula (PT), acusou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de cometer “crimes” durante o seu mandato e defendeu que ele seja “investigado”, mas sem “perseguição”.

– Bolsonaro é uma liderança de uma extrema-direita. Esse é um fato. Eu acho que ele vai ter que responder pelos crimes. Não estou dizendo que ele vai ser preso, isso ou aquilo, isso cabe ao Poder Judiciário – disse o parlamentar.

Na ocasião, Freixo estava no Salão Verde da Câmara dos Deputados, ao chegar para a cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao comentar a atuação de Bolsonaro na pandemia de Covid-19, Freixo disse que muitas pessoas morreram em decorrência da crise sanitária e insinuou que o presidente possui responsabilidade.

– Ele cometeu muitos crimes. Os sigilos serão obviamente encerrados, porque não tem cabimento. Não tem que haver uma perseguição a ninguém, o que tem que haver é um processo democrático – emendou o deputado.

EMBRATUR
O deputado federal também disse que a Embratur tem de promover o país no exterior.

– Embratur é promoção do Brasil para fora. Vamos fazer análise de ecossistema do turismo. É um grande setor de geração de emprego em vários lugares do mundo. No Brasil, tem turismo de lazer, de negócios, esportivo, climático – declarou, prometendo também retomar o diálogo no setor.

Derrotado nas eleições para o governo do Rio de Janeiro, Freixo chegou a ser cotado para o Ministério do Turismo, mas Lula decidiu dar o comando da pasta ao União Brasil, que escolheu a deputada Daniela do Waguinho (RJ).

O petista negociou espaço no governo a legendas de centro com o objetivo de aumentar sua base parlamentar no Congresso, mas enfrentou dificuldades nas negociações.

Depois de ser descartado para o Turismo, o destino de Freixo no governo estava entre a presidência da Embratur e a Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça, cargo que acabou ficando com o deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE).

*AE

Leia também1 Lula descarta blindado e decide pelo Rolls-Royce conversível
2 Mourão diz que não aceitará "ameaças" após pronunciamento
3 Polícia é acionada para suspeita de bomba no metrô em Brasília
4 Lula recebe 2023 com familiares e amigos em hotel de luxo no DF
5 Visto como golpista pelo PT, Temer recusa convite à posse

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.