Leia também:
X Pavinatto reage e “aceita” briga com Felipe Neto na Justiça

Fotos: Corpo do ex-deputado David Miranda é velado no Rio

O prefeito Eduardo Paes esteve presente; Lula e Janja enviaram coroa de flores

Pleno.News - 10/05/2023 18h01 | atualizado em 10/05/2023 19h01

O corpo do ex-deputado federal David Miranda (PDT-RJ) foi velado nesta quarta-feira (10), na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O parlamentar faleceu na terça (9), aos 37 anos, após passar nove meses internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a uma infecção no sistema gastrointestinal. O anúncio foi feito por seu marido, o jornalista Glenn Greenwald.

O velório aconteceu no Palácio Pedro Ernesto, sede do Poder Legislativo municipal, das 14h às 17h, em cerimônia aberta ao público. O parlamentar completaria 38 anos nesta quarta. O prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, esteve presente; o presidente Luiz Inácio Lula da Sila e a esposa Janja enviaram coroa de flores.

O ex-deputado foi internado no dia 5 de agosto do ano passado após sentir fortes dores abdominais. O diagnóstico foi de infecção gastrointestinal e a situação se agravou, evoluindo para um quadro de septicemia, uma infecção generalizada, que atingiu pâncreas, rins, fígado e pulmões.

David Miranda chegou na Câmara Municipal do Rio de Janeiro nas eleições de 2016 e se transformou no primeiro vereador assumidamente gay da cidade do Rio. Quatro anos depois, assumiu a vaga deixada por Jean Wyllys (PSOL-RJ) na Câmara dos Deputados. O parlamentar tinha planos de se reeleger nas eleições de 2022, mas teve que retirar sua candidatura devido à internação.

A doença que vitimou o ex-deputado, a infecção generalizada no sistema gastrointestinal, pode ter diferentes causas, e a evolução para quadros mais graves, como o vivido pelo ex-parlamentar, não é o habitual, de acordo com especialistas. A causa mais comum é pela ingestão de água contaminada ou alimentos mal-armazenados, malcozidos ou fora do prazo de validade, mas também pode ocorrer com o contato com pessoas e objetos infectados ou pela via respiratória, por meio da contaminação por uma agente infeccioso.

*AE

Leia também1 Van Hattem: "Ação de Moraes contra Telegram é ditadura"
2 CRM-AC vai investigar médicos que zombaram de Marina Silva
3 Deputado é chamado de "capitão do mato" e juiz não vê racismo
4 Governo Lula libera R$ 9 bilhões do orçamento secreto
5 Justiça bloqueia bens de mulher de Ciro para indenizar Holiday

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.