Leia também:
X Lula dá aval para Coreia do Norte ter embaixador no Brasil

Folha sobre Moraes: “Não foram investigações espontâneas”

Em editorial, jornal destacou o que chamou de inaudita concentração de poder em um mesmo magistrado

Pleno.News - 15/08/2024 10h35 | atualizado em 19/08/2024 20h27

Alexandre de Moraes Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo

Em editorial publicado, nesta quarta-feira (14), a Folha de S.Paulo voltou a se manifestar sobre as revelações de que o gabinete do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF) teria usado de maneira não oficial a estrutura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para produzir relatórios sobre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o jornal “não foram investigações espontâneas, e isso deveria estar claro nos autos”.

– O servidor da Justiça Eleitoral então confeccionava relatórios que, remetidos ao Supremo, sustentaram medidas de força decretadas por Moraes, como bloqueios de contas em redes sociais e multas. A verdadeira origem dos pedidos de investigação — o próprio gabinete de Moraes — não consta dos laudos produzidos no TSE. Não foram investigações espontâneas, e isso deveria estar claro nos autos – destacou a Folha.

Com o título Ordem informal fere devido processo legal, o texto do jornal pontua ainda que o ministro e a equipe eram origem não explícita de ordens para TSE investigar alvos que seriam objeto de sanção. Para a Folha, as revelações “deveriam merecer rigorosa atenção pública”.

– Trata-se de um desdobramento da inaudita concentração de poder em um mesmo magistrado, como ocorre no heterodoxo e interminável inquérito das fake news – defende o editorial.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

Leia também1 "O tamanho da manifestação do STF indica o tamanho da crise"
2 Mendonça e Marques silenciam diante das acusações a Moraes
3 STF: Tarcísio diz que escândalo das mensagens "é grave"
4 Atuação de Moraes em nada se aproxima da Lava Jato, diz Gilmar
5 Juristas veem risco de anulação de atos de Alexandre de Moraes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.