Leia também:
X Anvisa suspende remédio para hipertensão devido a caco de vidro

Folha diz que juros altos são culpa de gastos exagerados de Lula

Editorial também fala de despesas públicas em ano de eleição

Mayara Macedo - 20/09/2025 12h22 | atualizado em 23/09/2025 19h07

Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR

Em novo editorial, a Folha de S.Paulo afirmou que o presidente Lula (PT) exagera nos gastos e que o país paga contas pesadas com juros. Este, inclusive, é o título do texto. O veículo aponta que os juros estão “elevadíssimos” “porque o governo esquentou a economia com gastos insustentáveis”.

O periódico não parou por aí, elencando que o Banco Central precisou comprometer R$ 1 trilhão pagando juros só neste ano, o que fez a dívida pública aumentar.

O jornal diz que analistas estão prevendo que a taxa Selic, que atualmente está em 15%, vai diminuir aos poucos a partir do primeiro trimestre do ano que vem, podendo chegar a 12,5% até dezembro de 2026.

No entanto, 2026 é ano de eleição e, consequentemente, os gastos públicos aumentam. Com isso, a inflação poderia ser pressionada, fazendo com que o Banco Central mantenha os juros altos para controlar as contas.

Leia também1 Anvisa suspende remédio para hipertensão devido a caco de vidro
2 Novas regras de isenção de visto entram em vigor em outubro
3 Caetano, Chico e Gil farão show contra anistia e Prerrogativas
4 Parte do teto do AquaRio rompe após vazamento de tanque
5 Emissora ABC planeja retomar programa de Jimmy Kimmel

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.