Leia também:
X Goiânia: Redemoinho de poeira impressiona moradores

Flávio: STF usou Francischini para mandar recado a Bolsonaro

Senador disse que a decisão envolvendo o deputado estadual foi uma "aberração jurídica"

Paulo Moura - 09/06/2022 15h06 | atualizado em 09/06/2022 15h46

Flávio Bolsonaro Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que a decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a cassação do deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR) serviu como um recado da Corte ao presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi dada em uma entrevista concedida à CNN Brasil.

– Eu tinha a esperança de que internamente o Supremo conseguisse se resolver e evitar esse arroubos individuais de alguns em momentos diferentes, que são aberrações jurídicas. Olha, o que fizeram com o deputado Francischini: uma aberração jurídica sem tamanho, uma perseguição que ele sofreu organizada por algumas dessas pessoas para mandar recado para Bolsonaro – disse.

Flávio também comparou a decisão tomada pela Suprema Corte com a postura adotada por países ditatoriais, como a Coreia do Norte e Cuba, e afirmou que isso não deveria acontecer no Brasil.

– Como se fosse o seguinte: olha, se alguém falar que o processo eleitoral tem algum problema é isso que vai acontecer, você vai ser cassado, preso. Isso acontece na Coreia do Norte, em Cuba, não era para acontecer no Brasil – apontou.

SOBRE A DECISÃO
Na última terça-feira (7), a Segunda Turma do STF julgou uma decisão do ministro Nunes Marques que devolveu o mandato ao deputado estadual Fernando Francischini (União-PR). Por 3 votos a 2, os ministros derrubaram a medida.

A decisão de Nunes Marques foi dada na semana passada, quando suspendeu a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato de Francischini por divulgar críticas sobre o sistema eleitoral.

Para o ministro do STF, não era possível afirmar que a transmissão ao vivo feita por Francischini sobre as urnas havia impactado a eleição. Além disso, Nunes Marques também apontou que a soberania popular deveria ser respeitada.

Nunes Marques foi acompanhado em seu voto na Segunda Turma pelo ministro André Marques. Já os ministros Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes votaram contra, o que derrubou a decisão do relator e manteve a cassação de Fernando Francischini.

Leia também1 Para Bolsonaro, governadores serão "solidários" com o ICMS
2 Datena lidera corrida ao Senado em São Paulo, diz pesquisa
3 Mion critica decisão do STJ sobre planos de saúde: "Revoltado"
4 Especial! Conheça a história de amor de Bruna Karla
5 Esperança Rio acontece neste sábado, com Franklin Graham

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.