Flávio Dino segue Lula e também defende “voto secreto” no STF
Ministro da Justiça levantou o exemplo da Suprema Corte norte-americana
Monique Mello - 05/09/2023 14h04 | atualizado em 05/09/2023 16h09
O ministro da Justiça, Flávio Dino, fez coro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e defendeu a possibilidade de os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) serem secretos. Ambos defenderam a tese na manhã desta terça-feira (5).
Dino usou a Suprema Corte dos Estados Unidos como modelo.
– Há um debate posto no mundo sobre a forma dos tribunais supremos deliberarem. E nós temos uma referência na corte dos Estados Unidos, que delibera exatamente assim. Ela delibera a partir dos votos individuais e é comunicada a posição da corte e não a posição individual desse ou daquele ministro. Esse é um debate válido – defendeu.
O ministro de Lula, no entanto, afirmou que essa não seria uma mudança “para amanhã”.
– É um modelo possível. Eu não não tenho elementos a essa altura para dizer que um modelo é melhor do que o outro. Apenas acentuar que em ambos existe transparência. Em um se valoriza mais a posição transparente do colegiado, no outro se privilegia a ideia de cada um votando separadamente – disse.
“NINGUÉM PRECISA SABER”
Durante a live Conversa com o Presidente, nesta terça, o presidente Lula afirmou que a sociedade “não tem que saber” como votam os ministros da Suprema Corte.
– A sociedade não tem que saber como vota um ministro da Suprema Corte. Eu acho que o cara tem que votar e ninguém precisa saber. Votou, maioria, 5 a 4, 6 a 4, 3 a 2. Não precisa ninguém saber se foi o Uchôa que votou, o Camilo que votou. Porque aí, cada um que perde fica com raiva e cada um que ganha fica feliz – disse o petista.
As declarações de Lula e Dino vêm depois de Cristiano Zanin, indicado por Lula, ser criticado pela esquerda por dar votos contrários às ideias desse grupo político.
Leia também1 Lula diz que "ninguém precisa saber" votos de ministros do STF
2 Pedido de impeachment contra Dino é protocolado na PGR
3 Com Dino, pasta da Justiça tem recorde de abertura de inquéritos
4 Petição online se posiciona contra a liberação das drogas pelo STF
5 Justiça convoca Força Nacional para o 7 de Setembro