Leia também:
X Covid-19: Brasil registra menos casos novos que Reino Unido

Fiocruz pedirá uso emergencial da vacina de Oxford até sexta

Expectativa é que a autorização da Anvisa saia até 18 de janeiro

Pleno.News - 06/01/2021 17h53 | atualizado em 06/01/2021 18h12

Médico recebeu imunizante e testou positivo seis dias depois
Fiocruz deve pedir uso emergencial da vacina de Oxford até sexta-feira Foto: Reprodução

O governador do Piauí e coordenador do tema da vacina no Fórum dos Governadores, Wellington Dias (PT), afirmou que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fará o pedido de uso emergencial da vacina de Oxford contra a Covid-19 à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até a próxima sexta-feira (8). O imunizante é desenvolvido pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.

Como o prazo da Anvisa para avaliar uso emergencial de vacinas é de até dez dias, a expectativa é que a autorização para esse tipo de aplicação pela Fiocruz saia até 18 de janeiro. Entre três possibilidades de datas do Ministério da Saúde para iniciar a imunização nacional contra o novo coronavírus, a mais otimista veria a partida dada em 20 de janeiro.

Em reunião com representantes da Fiocruz e da AstraZeneca nesta quarta-feira (6), Dias, que também ocupa a presidência do Consórcio do Nordeste, ouviu a confirmação de que a biofarmacêutica entregará, ainda em janeiro, 2 milhões de doses prontas da vacina fabricadas na Índia. Além delas, o petista relatou que o laboratório brasileiro receberá, já a partir de janeiro, o princípio ativo do imunizante para produzi-lo em sua fábrica no Rio de Janeiro (RJ).

– A Fiocruz vai receber, a partir de janeiro, 15 milhões de doses, mas tem todo o procedimento técnico que só começa a ter vacina produzida no Brasil a partir de abril […] Acertamos que tenhamos algo como 50 milhões de doses para o Ministério da Saúde, para o Plano Nacional de Imunização, até o mês de abril – apontou Wellington Dias em vídeo gravado por sua assessoria.

O chefe do Executivo do Piauí disse, ainda, ter transmitido à AstraZeneca um apelo dos governadores para que a biofarmacêutica amplie a transferência do princípio ativo da vacina, a fim de permitir à Fiocruz chegar à sua capacidade plena de produção, de 30 milhões de doses do imunizante por mês.

– Isso permitirá que o Brasil tenha um processo de imunização mais célere, inclusive com a possibilidade de atender ao Brasil e também a outros países que precisam desta vacina – concluiu Dias.

*Estadão

Leia também1 Covid-19: Brasil registra menos casos novos que Reino Unido
2 Covid: Órgão regulador europeu aprova uso da vacina Moderna
3 Bolsonaro suspende compra de seringas devido à alta nos preços
4 OMS deve autorizar vacina de Oxford entre fevereiro e março
5 Fux convida ex-auxiliar de Mandetta para cargo no STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.