Leia também:
X Saiba quais os “carrões” usados pelo Poder Judiciário do Brasil

Fim do contrato de Moro com consultoria está na mira do MP

Ministério Público, junto ao TCU, pediu acesso a todos os documentos relacionados ao encerramento do vínculo

Paulo Moura - 14/12/2021 11h31 | atualizado em 14/12/2021 11h40

Ex-ministro da Justiça Sergio Moro Foto: PR/Isac Nóbrega

O Ministério Público, junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), encaminhou um ofício à Corte, solicitando acesso a todos os documentos relacionados ao encerramento do vínculo entre o ex-juiz Sergio Moro e a empresa de consultoria internacional Alvarez e Marsal. O ex-ministro da Justiça trabalhou na empresa entre novembro de 2020 e outubro de 2021.

O processo no TCU tem como objetivo apurar possíveis indícios de irregularidades noticiados em um ofício anterior do MP-TCU envolvendo a Operação Lava Jato e a empresa Odebrecht. Os autos foram abertos com base na necessidade de analisar se houve prejuízos ocasionados aos cofres públicos pelas operações supostamente ilegais dos membros da Lava Jato de Curitiba e do ex-juiz.

No novo documento, o subprocurador-geral Lucas Furtado encaminhou novo ofício para obter junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como a outros órgãos que integram o Poder Judiciário, informações acerca do número de processos de recuperação judicial em que as empresas do grupo Alvarez e Marsal atuaram desde o ano de 2013.

Com isso, a intenção é obter junto à empresa toda documentação relativa ao fim do vínculo de prestação de serviços com Moro, contendo datas das transações e valores envolvidos.

O acerto de Moro com a consultoria gera polêmica desde o ano passado pelo fato de a Alvarez e Marsal ser a administradora judicial da recuperação do Grupo Odebrecht.

No início deste ano, o ministro Bruno Dantas já havia apontado que “são gravíssimos os fatos reportados pelo subprocurador-geral”, pois, além de possuir informações privilegiadas sobre a Odebrecht, Moro teria proferido decisões e orientado as condições de celebração de acordos de leniência da construtora, o que contribuiu para que a empresa entrasse em recuperação judicial.

Leia também1 Ex de Ávine Vinny foi ameaçada enquanto estava na delegacia
2 Pr. Márcio Poncio se despede do neto Josué, em texto comovente
3 Saiba quais os "carrões" usados pelo Poder Judiciário do Brasil
4 Desenvolvedor da urna critica novo modelo do equipamento
5 Policial morre durante corrida de teste físico da Polícia Militar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.