Leia também:
X Jojo Todynho será homenageada na Comissão de Segurança

Filhos de transgêneros podem ter ‘mãe’ ou ‘parturiente’ em registro

STF tomou esta decisão em prol da população transexual, atendendo a uma ação protocolada pelo PT

Pleno.News - 17/10/2024 17h17 | atualizado em 17/10/2024 18h22

STF em homenagem ao Orgulho LGBTQIA+ Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (17) que a Declaração de Nascido Vivo (DNV) do Sistema Único de Saúde (SUS) deverá constar o termo “parturiente” para identificar o responsável legal pelo recém-nascido. A medida foi tomada pela Suprema Corte em prol da população transexual.

A DNV é um documento emitido por hospitais e maternidades. A declaração é entregue aos pais ou responsáveis pelo bebê após o nascimento e precede o registro civil em cartório.

Pela decisão, o Ministério da Saúde deverá alterar o layout do formulário da DNV para constar o campo parturiente/mãe, que deverá ser de preenchimento obrigatório. Antes de decisão, somente o termo mãe constava na declaração.

A identificação do pai é opcional. A pasta também deverá comunicar as secretarias estaduais e municipais de Saúde sobre as mudanças.

Na decisão, a Corte também garantiu o atendimento de pessoas transexuais no SUS. Conforme o entendimento, as consultas e exames de todas as especialidades nos hospitais públicos devem ser realizados de forma independente do registro oficial do sexo biológico.

O entendimento da Corte foi firmado em uma ação protocolada pelo PT durante o governo do então presidente Jair Bolsonaro. O partido alegou que pessoas trans não conseguem ter acesso aos serviços públicos de saúde após alteração do registro civil.

O partido do presidente Lula relatou casos de homens transexuais que conservam o aparelho reprodutor feminino e não conseguem agendar consultas ginecológicas. Da mesma forma, mulheres trans tiveram acesso negado a urologistas e proctologistas.

*Com informações Agência Brasil

Leia também1 STF determina medidas para garantir acesso de pessoas trans
2 EUA: 26 estados têm lei contra trans no esporte feminino
3 Reino Unido: Médicos terão que saber se homens estão grávidos
4 Regras do COI permitem trans e intersexuais em competições
5 Ficha de candidatos nas eleições agora pergunta orientação sexual

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.