Leia também:
X Ricardo Lewandowski vota para anular delação de Sérgio Cabral

Filho de Renan não vê motivo para ser convocado para CPI

Renan Filho, governador de Alagoas, afirmou estar tranquilo caso seja chamado a depor

Henrique Gimenes - 26/05/2021 15h21 | atualizado em 26/05/2021 16h10

Governador de Alagoas, Renan Filho Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (26), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid aprovou a convocação de nove governadores. Apesar de o nome do filho do relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), não estar incluído nessa primeira leva, Renan Filho disse não ter problema em ser chamado a depor, mas afirmou não ver motivo para isso.

As declarações foram dadas pelo governador de Alagoas durante entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Renan, ao abordar o assunto, falou sobre o trabalho da CPI, classificado por ele como muito difícil. O governador afirmou que há a construção de uma “narrativa para justificar o caos”.

– É muito difícil o trabalho, porque a CPI tem que construir uma narrativa que é negada o tempo inteiro com enredos múltiplos, sempre recheados de mentiras. As pessoas se eximindo do que falaram, flexibilizando o que foi postado em rede social, dizendo que aquela mensagem não era verdadeira. Constrói-se a narrativa para justificar o caos. A gente [vai] vendo a América Latina se destacar internacionalmente pelo número de mortes por Covid-19, e o Brasil com aproximadamente metade das mortes ocorridas na região onde mais morre [gente] no mundo, muito por equívocos de condução da pandemia, equívocos incontáveis – explicou.

Sobre a possibilidade de ser convocado para depor, Renan Filho disse estar muito tranquilo, mas lembrou que não há nenhuma investigação no estado.

– Com relação à convocação, eu sinceramente, aqui, em Alagoas, não vejo nenhum motivo para ser convocado. Primeiro, o estado tem um dos menores números de mortes do Brasil, e o menor do Nordeste em números absolutos, mesmo não tendo a menor população. Nós temos o terceiro menor número de mortes relativas do país aqui, em Alagoas, por grupo de 100 mil habitantes. É o terceiro estado onde menos morreram pessoas. Nós não temos nenhuma investigação em curso no estado com relação a recursos da Covid, coisas dessa natureza. De maneira que estarei muito tranquilo se for convocado, mas não vejo motivação para isso – ressaltou.

Leia também1 CPI da Covid convocará Carlos Wizard e Arthur Weintraub
2 CPI da Covid aprova convocação de 9 governadores. Veja a lista!
3 CPI da Covid: Randolfe quer que Bolsonaro preste depoimento
4 Aziz 'aconselha' Pazuello a obter habeas corpus para novo depoimento
5 Garcia diz que Mayra Pinheiro "deu aula magistral" na CPI

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.