Leia também:
X Gilmar encerra dois inquéritos abertos com delação de Palocci

Filhos de ex-ministro de Lula são alvos de nova fase da Lava Jato

Ação investiga pagamento de propinas a executivos da Petrobras por fraudes em licitações

Paulo Moura - 12/01/2021 08h22 | atualizado em 12/01/2021 09h22

Polícia Federal realiza nova fase da Operação Lava Jato Foto: Reprodução

A Polícia Federal, em cooperação com o Ministério Público Federal e com a Receita Federal, iniciou na manhã desta terça-feira (12) a 79ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Vernissage. Na ação, ao menos 70 policiais federais e 10 auditores da Receita cumprem 11 mandados de busca e apreensão em Brasília, São Luís (MA), Angra dos Reis (RJ), Rio de Janeiro e São Paulo.

Entre os alvos dos mandados cumpridos nesta terça estão Márcio Lobão e Edison Lobão Filho, filhos do senador e ex-ministro de Minas e Energia dos governos de Lula e Dilma Rousseff, Edison Lobão (MDB-MA). Durante as investigações foi identificada uma organização criminosa acusada de fraudar licitações mediante o pagamento de propina a altos executivos da Petrobras.

As análises apontaram que, após o recebimento desses valores, muitas vezes pagos em espécie, eram feitas várias operações de lavagem de capitais para ocultar e dissimular sua origem ilícita, especialmente por meio da aquisição de obras de arte e transações imobiliárias.

No caso das obras de arte, tais operações consistiam na aquisição de peças de valor expressivo com a realização de pagamento de quantias por fora, de modo que não ficassem registrados os reais valores das obras negociadas. Neste caso, tanto o comprador quanto o vendedor emitiam notas fiscais e recibos, mas declaravam à Receita Federal valores bem menores do que o real.

Entre valores declarados ao Fisco e os de mercado, praticados nos leilões em Galeria de Arte, verificaram-se diferenças de 167% a 529%. Em operação anterior na residência do investigado, foram encontradas obras de arte que apresentavam variações significativas entre o preço de aquisição declarado e o valor de mercado, em patamares de até 1.300%.

Leia também1 Gilmar encerra dois inquéritos abertos com delação de Palocci
2 Após "pressão do STF", juiz dá a Lula acesso a mensagens
3 Lewandowski intima juiz que negou acesso de Lula a dados
4 Repleto de dívidas, Palocci tem nome protestado em cartórios
5 Lewandowski dá a Lula acesso a mensagens vazadas por hackers

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.