Filha de Gilmar Mendes integra grupo do TSE contra fake news
Grupo vai trabalhar contra desinformações nas eleições de 2026
Pleno.News - 02/07/2025 18h55 | atualizado em 02/07/2025 19h10

A filha do ministro Gilmar Mendes, Laura Schertel, faz parte do grupo de trabalho voltado ao combate à desinformação eleitoral, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio da Portaria nº 289, de 27 de junho de 2025.
O grupo tem como missão propor diagnósticos, pesquisas, projetos e campanhas que vão subsidiar as resoluções das eleições de 2026. As atividades serão documentadas em relatórios e entregues à Presidência do TSE.
Laura é professora e uma das autoras do anteprojeto de lei que trata da regulamentação da inteligência artificial no Brasil. Ela atua nas áreas de direito digital, proteção de dados e IA.
Também integram o grupo: Estela Aranha (assessora da Presidência do TSE), Alexandre Espinosa (vice-procurador-geral eleitoral), além dos professores Virgílio Almeida, Marilda Silveira, Dora Kaufman, Silvio Meira e Bruno Bioni.
A Secretaria-Geral do grupo será responsável por organizar as reuniões, sugerir cronogramas, coordenar eventos e acionar as áreas técnicas do TSE. Já subgrupos poderão ser criados para aprofundar temas específicos.
Leia também1 Lee Seo Yi, atriz de k-dramas, morre aos 43 anos
2 Quem é Fabio Schiochet, novo presidente do Conselho de Ética
3 Planalto confirma que Lula vai visitar Kirchner em prisão domiciliar
4 Juiz manda internar adolescente que invade condomínios de luxo
5 Paulinho da Viola é internado em clínica no Rio de Janeiro