Leia também:
X Novo reage a pedido de Gilmar para incluir Zema em inquérito

Figueiredo: Lula “cava” confusão com os EUA visando as eleições

Para o jornalista, críticas do líder brasileiro a Trump são estratégia para recuperar espaço nas pesquisas eleitorais

Thamirys Andrade - 20/04/2026 15h09

Paulo Figueiredo Foto: Reprodução/YouTube

O jornalista Paulo Figueiredo criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por, de acordo com ele, “cavar confusão” com os Estados Unidos com finalidade eleitoral. De acordo com o comunicador, e Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência entende que os atritos do petista com o republicano elevam sua popularidade no Brasil.

– A percepção do Sidônio [Palmeira, ministro das Secretaria de Comunicação] e do Lula, é de que as tarifas ajudaram o Lula a se recuperar [nas pesquisas de opinião]. Desde então há uma série, quase que semanalmente, de declarações do Lula provocando o presidente dos Estados Unidos – declarou o jornalista em entrevista ao portal Metrópoles.

Para Figueiredo, trata-se de uma estratégia causada pelo “pânico” gerado diante do crescimento do pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL) nas pesquisas eleitorais.

– O governo Lula está cavando uma resposta do Trump porque a expectativa é que eles respondam com tarifas. Eu, na minha opinião, por tudo que eu vejo dentro do governo americano, as chances de imposição e tarifas, hoje, ao Brasil, é perto de zero. O que eu acho mais provável é que Lula plante tarifas mas vá acabar colhendo uma Magnisitky ao Alexandre de Moraes sendo restabelecida – assinalou.

Como mostrou o Pleno.News, o presidente Lula vem intensificando as críticas aos Estados Unidos em meio à guerra contra o Irã. Nesta segunda-feira (20), ele pôs em dúvida que o Irã esteja tentando fabricar armas nucleares e disse que há “pessoas constroem mitos falsos para justificar posturas irresponsáveis”.

Neste domingo (20), ele ainda afirmou que o mundo não se pode curvar ao comportamento de um chefe de Estado que acha que pode fazer “guerras por tweet”, em referência a Donald Trump.

– Não podemos permitir que o mundo se curve ao comportamento de um presidente que acha que por e-mail ou por tweet ele pode taxar produtos, punir países e pode fazer guerra – defendeu.

Leia também1 Lula põe em dúvida que Irã esteja tentando criar armas nucleares
2 Após notícia-crime de Gilmar, Zema diz que não se intimidará
3 Gilmar pede que Moraes inclua Zema no inquérito das fake news
4 STF irá decidir destino de valores de leilão do tríplex do Guarujá

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.