Fernando Haddad entra de férias em semana decisiva para o IOF
Dario Durigan assume temporariamente o comando da pasta
Monique Mello - 16/06/2025 11h35 | atualizado em 16/06/2025 12h24

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entra de férias nesta segunda-feira (16), dia em que a Câmara vota o requerimento de urgência do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que derruba o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
As férias de Haddad irão até 22 de junho. Neste período, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, assume a pasta.
O “descanso” do ministro inicialmente seria de 11 a 20 de julho, mas foi antecipado, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 5 de junho.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pautou a urgência do PDL depois de críticas à MP articulada por Haddad, que aumenta impostos sobre investimentos hoje isentos, como a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e a LCI (Letra de Crédito Imobiliário).
A medida representa uma vitória da oposição, que conseguiu apoio da maioria dos partidos. O movimento contraria os planos do Ministério da Fazenda, que havia divulgado a revisão do decreto do IOF e outras medidas para reforçar a arrecadação.
Leia também1 Deputado do PT será relator de MP com alternativas ao IOF
2 Lula discute novo pacote fiscal com Motta, Rui Costa e Gleisi
3 Míriam Leitão diz que "nem todo aumento de imposto é ruim"
4 Líder do PL verifica possibilidade de derrubar dois decretos do IOF
5 Senado: Oposição critica MP do governo e pede corte de gastos