Leia também:
X Governo atualiza restrições a estrangeiros para mais 15 dias

Fernando Ferry pede demissão da Saúde do governo Witzel

Secretário confirmou que pedirá exoneração do cargo nesta segunda-feira

Paulo Moura - 22/06/2020 07h20 | atualizado em 22/06/2020 07h26

Fernando Ferry Foto: Reprodução

Durou pouco mais de um mês a gestão do médico Fernando Ferry na gestão da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (22), Ferry anunciou que vai pedir exoneração da pasta para a qual foi anunciado no dia 17 de maio. Em um vídeo enviado ao jornal Bom Dia Rio, da TV Globo, o médico afirmou que tentou resolver os problemas da área e pediu desculpas à população pela saída.

– Hoje [segunda, 22] estou pedindo exoneração do meu cargo de secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Queria dizer que eu tentei. Eu agradeço ao governador por ter me dado esta oportunidade de tentar resolver estes graves problemas que estamos vendo na saúde. Eu só queria dizer mais uma coisa: peço desculpas à população. Mas a única coisa que eu tenho a falar: eu tentei. Obrigado e espero que vocês me desculpem – disse.

Ferry declarou que um dos motivos que o levou a escolher pela saída foi continuar pagando contratos com problemas. Entre os acordos investigados, estão os que envolvem a construção dos hospitais de campanha para atender as vítimas da Covid-19 e esquemas de superfaturamento de equipamentos de saúde, entre eles, os respiradores.

Na última semana, o Ministério Público Federal denunciou 17 pessoas “por danos à Saúde do RJ” caracterizados nos crimes investigados pela Operação Favorito, um desdobramento da Lava Jato, deflagrada no dia 14 de maio, que tinha como alvos os contratos suspeitos. Entre os denunciados apareceram os nomes do empresário Mário Peixoto e do ex-deputado estadual Paulo Melo.

Também na semana passada, a Polícia Civil e Ministério Público do RJ prenderam Carlos Frederico Verçosa Duboc, superintendente de Orçamento e Finanças da Secretaria Estadual de Saúde, e o empresário Anderson Bezerra por suspeita de fraude na compra de respiradores pelo estado.

Antes de receber o convite de Witzel, Ferry, que é clínico-geral e especialista em AIDS, atuava como diretor-geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e foi professor associado de Clínica Médica e Aids da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Leia também1 Contratos de Helena pioram situação de Witzel, diz revista
2 RJ: Corrupção ataca economia e põe governadores na cadeia
3 Sup. da Saúde do RJ é preso por fraude com respiradores
4 Abertura de impeachment de Witzel é publicada no Diário
5 Eduardo comemora abertura de impeachment de Witzel

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.