Leia também:
X TSE avalia se “Super Live” de Lula teve abuso de poder e caixa 2

Feliciano questiona intenção do governo Lula de sigilo sobre atos

Íntegra das imagens da invasão aos prédios dos Três Poderes será de acesso restrito

Monique Mello - 07/02/2023 12h53 | atualizado em 07/02/2023 13h11

Deputado Marco Feliciano Foto: Marcos Corrêa/PR

O deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) reagiu à decisão do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de impor sigilo sobre a íntegra das imagens dos protestos do dia 8 de janeiro. O parlamentar questionou a real preocupação do Executivo sob o comando do petista.

– A imprensa divulga que o governo Lula impõe sigilo às imagens de vandalismo do Planalto. Perguntar não ofende: Seria mesmo pela segurança do Palácio ou receio de que algum “cumpanheiro” seja identificado? – escreveu no Twitter, na manhã desta terça-feira (7).

De acordo com a Folha de S.Paulo, o governo Lula alegou riscos para a segurança das instalações presidenciais, mas divulgou trechos editados que não permitem uma análise dos atos ou de uma possível omissão das forças de segurança.

Também teria sido priorizada a exibição de imagens que ligam os ataques mais fortemente ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

– A reportagem da Folha pediu via Lei de Acesso à Informação a íntegra das imagens registradas pelas câmeras de segurança internas e externas do sistema do Palácio do Planalto referentes ao domingo em que manifestantes golpistas vandalizaram os prédios dos Três Poderes. (…) Ao negar acesso à íntegra das imagens, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional), comandado pelo general Gonçalves Dias, afirma não ser “razoável” por divulgar informações que exponham métodos, equipamentos, procedimentos operacionais e recursos humanos da segurança presidencial – reportou o jornal.

Leia também1 Polícia Federal deflagra 5ª fase de operação contra atos no DF
2 PF prende coronel da PM que comandava operações no dia 8
3 Deputada petista entra com ação contra Bolsonaro, Michelle e Cid
4 Lula admite que países deram calote no BNDES: “Vão pagar”
5 Defesa de Anderson Torres pede revogação de prisão preventiva

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.