Leia também:
X Ciro Gomes reaproveita ideia de ‘limpar nome’ dos endividados

Faria processa Ernesto Araújo por calúnia e difamação

O que motivou a ação judicial foram as declarações do ex-ministro durante entrevista ao podcast ConservaTalk

Pleno.News - 20/01/2022 14h16

Ministro das Comunicações Fábio Faria Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, está processando o ex-ministro da Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Nesta quinta-feira (20), os advogados de Faria apresentaram queixa-crime, na 7ª Vara Criminal Federal de Brasília, por injúria, calúnia e difamação. As informações são do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

O motivo da ação judicial o que Araújo disse durante uma entrevista ao podcast ConservaTalk, na última segunda-feira (17). Na ocasião, o ex-ministro insinuou Faria teria favorecido a China no leilão do 5G, que foi conduzido pelo Ministério das Comunicações.

— Porque esse Centrão que veio ai é um Centrão que acha que política externa é fazer tudo que a China quer. Não sei qual é o grau de interesse econômico que essas figuras têm com a China. Mas é óbvio que há uma imbricação muito pequena, de perto entre partidos do Centrão, pessoas do Centrão e a China. PP, para mim, é partido de Pequim. Essas pessoas então quiseram o que, agora querem uma política externa completamente desvinculada de um processo de transformação interna que está transformando o Brasil em uma colônia chinesa. (…) Três pessoas que são chaves nisso: Ciro Nogueira, Fábio Faria, que entregou o 5G para a China, e Flávia Arruda – falou Ernesto Araújo.

Os advogados Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso escrevem na petição de Fábio Faria que, logo após a declaração, Araújo passou a sugerir que o PP “seria financiado diretamente pela República da China e, portanto, no seu entender, as ações do Ministério das Comunicações do Brasil estariam pautadas, na realidade, pelos interesses dos chineses”.

Leia também1 Governo confirma reajuste do teto do INSS para R$ 7.087
2 Zé Dirceu revela plano do PT para o Brasil: 'Projeto socialista'
3 Roberto Jefferson testa positivo para Covid pela 2ª vez
4 Bolsonaro convida Damares para concorrer ao Senado por SP
5 Bolsonaro se reunirá com líderes conservadores na Europa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.