Leia também:
X Michelle lamenta a cobrança de impostos sobre combustíveis

Famoso pelo termo “despiora” defende aumentar gasolina

Jornalista entende que "tomar um tanto desse dinheiro via impostos" é a solução

Marcos Melo - 27/02/2023 21h03 | atualizado em 28/02/2023 10h40

Vinicius Torres Freire Foto: Reprodução/YouTube Jornal da Gazeta

O colunista Vinicius Torres Freire, da Folha de São Paulo, conhecido por utilizar o termo “despiora” ao se referir a um dado positivo do governo Bolsonaro (PL), mas sem querer “dar o braço a torcer”, agora publica um artigo, neste sábado (25), defendendo a volta do imposto federal que encarecerá a gasolina.

Intitulado Lula deve voltar a cobrar imposto sobre gasolina para o bem do país e do governo, o texto ousa afirmar que “isenção de tributo beneficia mais ricos de várias maneiras e piora situação da economia e do governo”, criticando a gestão de Jair Bolsonaro, que suprimiu o imposto a fim de baratear o combustível.

O jornalista afirma que essa medida foi “uma de tantas fraudes eleitoreiras que cometeu” o ex-presidente. Ele também alega que “a volta do tributo federal sobre a gasolina vai provocar algum aumento na inflação e desgosto entre um eleitorado que, na maioria, não votou em Lula”.

– Lula deveria voltar a cobrar o imposto. Sem essa receita, tem de tomar ainda mais dinheiro emprestado, entre outros problemas, pois o governo é muito deficitário – disse o colunista, não citando, em sua análise, o encharcamento da máquina pública produzido por Lula, que elevou o número de ministérios de 23 para 37. Ou seja, criando 14 pastas a mais que o ex-presidente Bolsonaro, a fim de acomodar no governo os políticos e os partidos que o apoiaram.

O jornalista declara que “gasolina sem imposto beneficia os mais ricos ou menos pobres” e “pegar ainda mais dinheiro emprestado beneficia os muito ricos, os credores do governo”.

– Em vez de pedir emprestado a ricos, a juros altos, melhor tomar um tanto desse dinheiro via impostos. Sim, é possível manipular as taxas de juros, mas assim se perde o controle da inflação (ou coisa pior) – disse Freire, sem contemplar o perfil pródigo do governo petista em sua crônica.

Leia também1 Leitão faz alegações descabidas e defende aumento da gasolina
2 Lula privilegia Grupo Globo e recebe críticas de emissoras
3 Salários dos 37 ministros de Lula custarão quase R$ 90 milhões
4 Lula distribui os 37 ministérios para nove partidos; confira
5 Michelle lamenta a cobrança de impostos sobre combustíveis

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.