Leia também:
X Flávio Dino vai ao Rio Grande do Norte nesta segunda-feira

Falha técnica faz TSE ficar 1 ano sem acessar inquéritos do STF

Ministro Benedito Gonçalves afirmou que "impossibilidade técnica" impediu extração de arquivos oriundos do Supremo

Paulo Moura - 19/03/2023 15h42 | atualizado em 20/03/2023 15h56

Prédio do TSE Foto: Antonio Augusto / Ascom / TSE

Uma “impossibilidade técnica” fez com que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ficasse mais de um ano sem acessar provas dos chamados inquéritos das “fake news” e dos “atos antidemocráticos”, do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação consta em uma decisão do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, assinada no dia 1° de março deste ano.

No documento, o ministro cita que a Corte Eleitoral pediu ao STF o envio de documentos relativos aos inquéritos para embasar uma investigação em trâmite no TSE contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A apuração em questão foi motivada por críticas do ex-gestor ao sistema eleitoral.

Porém, de acordo com Gonçalves, os técnicos do TSE não conseguiram acessar os arquivos, que vieram em pendrive, em virtude de uma “impossibilidade técnica de extração de seu conteúdo”. O ministro não detalhou se a falha ocorreu no equipamento ou nos arquivos enviados nele.

Trecho de decisão do ministro Benedito Gonçalves que fala em “impossibilidade técnica” Foto: Reprodução/Autos de ação no TSE

Os documentos em questão tinham sido solicitados em outubro de 2021, quando o ministro Luis Felipe Salomão, na época corregedor-geral da Justiça Eleitoral, pediu que os dados fossem enviados ao TSE. Foi Salomão, inclusive, quem abriu a investigação contra Bolsonaro depois que o presidente fez uma live com críticas ao sistema eleitoral.

Na decisão do último dia 1° de março, ou seja, quase um ano e meio depois do pedido de Salomão, o ministro Benedito Gonçalves determinou a expedição de um ofício ao ministro Alexandre de Moraes, relator dos inquéritos no STF, solicitando o reenvio dos arquivos em razão da “impossibilidade técnica”. Além disso, o magistrado também prorrogou por mais 90 dias a investigação do TSE.

Decisão do ministro Benedito Gonçalves do último dia 1° de março Foto: Reprodução/Autos de ação no TSE
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.