Leia também:
X #STFVergonhaMundial domina Twitter após ‘absolvição’ de Lula

“Fachin tem uma forte ligação com o PT”, destaca Bolsonaro

Presidente comentou decisão do ministro do STF

Ana Luiza Menezes - 08/03/2021 18h51 | atualizado em 08/03/2021 19h37

Presidente Jair Bolsonaro minimiza queda do PIB Foto: PR/Marcos Corrêa

O presidente Jair Bolsonaro comentou a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou as condenações do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva feitas pela Justiça Federal do Paraná, no âmbito da Operação Lava Jato. Ele disse que não ficou surpreso porque “Fachin tem uma forte ligação com o PT”.

– Qualquer decisão dos 11 ministros, é possível você prever o que eles pensam e o que botam no papel. O ministro Fachin tem uma forte ligação com o PT, não nos estranha uma decisão nesse sentido. É uma decisão monocrática, mas vai ter que passar pelo plenário para que tenha a devida eficácia – falou Bolsonaro.

Ele deu declarações durante entrevista a CNN Brasil.

– Não pode um homem só [Fachin] ser o senhor do destino de um julgamento desse. Não sou jurista, mas acho que não é questão de Turma, é questão de Plenário – disse ainda.

Na avaliação de Bolsonaro, a decisão deveria ter sido analisada pelos 11 ministros do plenário, e não pela Segunda Turma do STF, que é formada por Gilmar Mendes, Nunes Marques, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia, além de Fachin.

A respeito de uma possível candidatura de Lula nas eleições de 2022, o presidente lembrou que o PT fez uma “administração catastrófica”.

– As bandalheiras que esse governo fez estão claras perante toda a sociedade. Foi uma administração catastrófica do PT no governo. Você tem desvios no BNDES que chegaram a trilhões, os rombos nas estatais, na Petrobras foram enormes, o que o pessoal na delação premiada devolveu. Acredito que o povo brasileiro não quer ter um candidato desse em 2022 e nem sequer pensar numa possível eleição dele. A Bolsa foi lá para baixo e o dólar foi lá para cima.

Leia também1 #STFVergonhaMundial domina Twitter após 'absolvição' de Lula
2 Aras recorrerá de decisão que anulou condenações de Lula
3 Jordy 'detona' o STF por prender Daniel Silveira e liberar Lula
4 'Efeito Lula livre': Bolsa despenca 2,5% e dólar dispara a R$ 5,78
5 Leia a decisão de Fachin que anulou condenações de Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.