Leia também:
X Enfermeira dirige ambulância e consegue salvar pastor

Fachin rejeita quebra de sigilo telefônico de Michel Temer

Ministro do STF aceitou, no entanto, quebrar sigilos de Eliseu Padilha e de Moreira Franco

Henrique Gimenes - 07/06/2018 17h59

Ministro Edson Fachin, do STF, nega quebra de sigilo telefônico do presidente Michel Temer Foto: STF/Nelson Jr.

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou, nesta quinta-feira (7), quebrar o sigilo telefônico do presidente Michel Temer relativo ao ano de 2014. O pedido foi feito pela Polícia Federal (PF) e estava no gabinete do ministro desde maio. Ele, no entanto, aceitou a quebra do sigilo dos ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha (MDB-RS), e de Minas e Energia, Moreira Franco (MDB-RJ).

Com a decisão, Fachin segue a recomendação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que se posicionou contra a quebra de sigilo telefônico de Temer, e a favor da medida para Moreira Franco e Eliseu Padilha.

A PF irá agora apurar um pagamento feito pela Odebrecht no valor de R$ 10 milhões. Segundo o ex-diretor da Odebrecht, Cláudio Melo Filho, Temer e Padilha teriam recebido o executivo e Marcelo Odebrecht em um jantar no qual ficou acertado o repasse da verba.

O encontro teria acontecido em 2014, quando Temer ainda era vice-presidente. Os investigadores irão localizar telefonemas nas datas apontadas pelos delatores da empresa.

O presidente Michel Temer teve seu nome incluído no inquérito em março deste ano. A investigação apura se a Odebrecht a propina foi paga para que seus interesses fossem atendidos na Secretaria de Aviação Civil, na época comandada por Moreira Franco.

Leia também1 CCJ do Senado aprova presos pagarem por tempo na prisão
2 Deputados repudiam sessão em homenagem a Karl Marx

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.