Leia também:
X Celular de diretor da Caixa que foi achado morto será periciado

Fachin dá 5 dias para Bolsonaro explicar reunião com diplomatas

Presidente levantou suspeitas sobre a segurança das urnas eletrônicas

Monique Mello - 21/07/2022 12h25 | atualizado em 21/07/2022 12h53

Bolsonaro falou a embaixadores no Palácio da Alvorada Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Edson Fachin, determinou o prazo de cinco dias para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifeste sobre os questionamentos apresentados por ele em reunião com embaixadores, realizada na segunda-feira (18), no Palácio da Alvorada.

Na ocasião, o chefe do Executivo levantou suspeitas sobre a segurança do sistema eleitoral brasileiro, por meio de uma apresentação em PowerPoint. Fachin está analisando uma ação movida por partidos de oposição como o PDT, o PT, a Rede e o PC do B para que os vídeos em que Bolsonaro mostra suas desconfianças sobre as urnas eletrônicas sejam excluídos.

– Antes, porém, de poder analisar o pedido formulado em caráter de urgência, faz-se necessária a aferição da regularidade do meio processual adotado. Isso porque embora a demanda tenha sido identificada como Representação, da leitura da petição inicial extrai-se da causa de pedir que os fatos retratados indicam que a aduzida prática de desinformação volta-se contra a lisura e confiabilidade do processo eleitoral, marcadamente, das urnas eletrônicas – disse Fachin em despacho desta quinta-feira (21).

O magistrado está decidindo os pedidos urgentes que chegam ao TSE durante o recesso do Judiciário. Ele irá aguardar a manifestação de Bolsonaro, bem como seu partido, o PL, para retomar o caso. Após o término do prazo, será a vez da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) se manifestar, também em cinco dias.

Leia também1 YouTube mantém live de Jair Bolsonaro no ar e cita liberdade
2 Diferença entre Lula e Bolsonaro cai para seis pontos, diz pesquisa
3 Ciro: Lula e Bolsonaro "disputam quem é o mais corrupto"
4 Gilmar diz que quis acreditar em fraude por eleição de Bia Kicis
5 Vídeo de Bolsonaro abrindo porta de carro para mulher segurança viraliza

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.