Exoneração de Sérgio Moro é publicada no Diário Oficial
Juiz federal irá assumir o Ministério da Justiça no novo governo
Camille Dornelles - 19/11/2018 09h16 | atualizado em 19/11/2018 10h01

Entrou em vigor nesta segunda-feira (19) a exoneração do juiz federal Sérgio Moro. Sua saída do cargo na 13ª Vara Federal de Curitiba, Paraná, foi publicada no Diário Oficial da União. Moro saiu do posto porque irá ocupar o Ministério da Justiça e Segurança Pública no próximo ano.
Sua exoneração foi oficializada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Thompson Flores.
Atualmente, a juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba, assume seu cargo temporariamente. No entanto, não ficará integralmente no cargo por não ser uma juíza titular. Um novo magistrado será indicado por Flores.
Em comunicado, Moro afirmou que pretendia sair do cargo em janeiro, mas mudou de planos.
– Houve quem reclamasse que eu, mesmo em férias, afastado da jurisdição e sem assumir o cargo executivo, não poderia sequer participar do planejamento de ações do futuro governo. Embora a permanência na magistratura fosse relevante ao ora subescritor por permitir que seus dependentes continuassem a usufruir de cobertura previdenciária integral no caso de algum infortúnio, especialmente em contexto na qual há ameaças, não pretendo dar azo a controvérsias artificiais, já que o foco é organizar a transição e as futuras ações do Ministério da Justiça – declarou.
Leia também1 Sérgio Moro é exonerado do cargo de juiz e dá justificativa
2 Lula presta depoimento à Lava Jato sobre sítio de Atibaia
3 Deputada Tereza Cristina é a nova ministra da Agricultura