Leia também:
X PT lança vaquinha para bancar posse de Lula em janeiro

Exército explica o motivo para aquisição de novos blindados

Em mensagem interna, militares informaram que veículos têm por objetivo garantir "indispensável segurança" a soldados

Pleno.News - 06/12/2022 19h32 | atualizado em 06/12/2022 19h40

DESFILE DE BLINDADOS MILITARES ESPLANADA
Veículos militares na Esplanada dos Ministérios Foto: Antonio Molina | Fotoarena | Estadão Conteúdo

Após decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região que barrou a compra de 98 blindados ao custo de R$ 5 bilhões, o Exército circulou internamente nesta terça-feira (6), um informe no qual afirma que a aquisição do “caça-tanques” Centauro II visa atender “evidente necessidade de atualização tecnológica” e garantir “indispensável segurança” a soldados.

A mensagem assinada pelo chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, general de Divisão Júlio César Palú Baltieri, diz que a compra tem o objetivo de substituir parte da frota de blindados, que “chegou ao final de vida útil após quatro décadas de exaustiva utilização”.

Palú Baltieri sustenta que o processo “contribuirá para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa, com criação de novos empregos e a participação efetiva de empresas nacionais na produção da viatura em território nacional”.

O general destaca que a assinatura do contrato inicial com o consórcio italiano Iveco-Oto Melara (CIO), que estava prevista para esta segunda-feira (5), trata da entrega de dois veículos, que seriam testados pelo Centro de Avaliação do Exército.

– Somente após a aprovação desses protótipos, o contrato principal será assinado, visando à obtenção de um total de 98 veículos ao longo de 15 anos, de acordo com a disponibilidade orçamentária da Força Terreste – diz a “palavra oficial” do Exército.

A compra dos blindados foi suspensa, liminarmente, por ordem do desembargador Wilson Alves De Souza, plantonista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região na madrugada de segunda.

O magistrado considerou “evidente a ilegalidade” da compra das viaturas em meio a “grave crise financeira”, “sem que haja qualquer necessidade desses equipamentos bélicos, como se o país estivesse em guerra iminente ou atual”.

– É evidente a falta de razoabilidade, desvio de finalidade, ilegalidade e até mesmo de elementar bom senso, pois outra classificação não há quando ao mesmo tempo em que se faz cortes de verbas da educação e da saúde por falta de dinheiro, se pretende comprar armas em tempos de paz – argumentou o desembargador.

Os blindados foram escolhidos pelo Exército após concorrência pública global. O novo veículo é considerado uma viatura “caça-tanques” com canhão 120 mm, de longo alcance, capaz de disparar munições especiais, como projéteis supersônicos.

*AE

Leia também1 PT lança vaquinha para bancar posse de Lula em janeiro
2 Sâmia comenta apoio do PSOL ao PT: "Não precisamos de cargo"
3 Gentili debocha do padre que criticou ostentação de jogadores
4 Tarcísio anuncia presidente da Petrobras para o governo de SP
5 Cristina Kirchner é condenada a 6 anos de prisão por fraude

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.