Leia também:
X Avó de Mary Hellen: “Só um milagre. É difícil, viu?”

Ex-ministro petista ataca Jair Bolsonaro: ‘Pária internacional’

Aloizio Mercadante se manifestou por meio de um artigo publicado no último sábado

Pleno.News - 02/03/2022 15h02 | atualizado em 02/03/2022 15h51

Aloizio Mercadante Foto: EFE/Ballesteros

O ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante (PT) criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chamou de “pária internacional”. Em um artigo, o petista afirmou ainda que o Brasil pode sofrer consequências econômicas da invasão da Rússia à Ucrânia.

Mercadante, que é presidente da Fundação Perseu Abramo, publicou um texto no último sábado (26) e apontou que o conflito na Europa, que teve início na semana passada, “pode ter consequências dramáticas para a já combalida economia brasileira” porque pressiona o preço do petróleo e dos alimentos. As informações são do portal UOL.

– O potássio já está em falta e, assim como petróleo, também está em alta. É evidente que alta do preço terá impacto no custo de produção dos produtos agrícolas, pressionando o preço dos alimentos e impactando de forma dramática na cesta básica e na inflação – apontou o ex-ministro.

– Os efeitos de médio e longo prazo do bloqueio Ocidental podem até agravar a vulnerabilidade econômica da Rússia, mas colocam no horizonte também um possível acordo comercial amplo entre russos e chineses. Por isso, os desdobramentos dos conflitos na Ucrânia podem resultar na supremacia da economia chinesa no mundo, ao mesmo tempo que, no Brasil, viveremos o aprofundamento da crise econômica e a explosão inflacionária, em razão de um presidente pária internacional que é incapaz de entender os desafios de dialogar, de negociar e de ser respeitado pelas principais lideranças do mundo – acrescentou Mercadante.

Leia também1 Noblat faz enquete sobre invasão para derrubar Bolsonaro
2 Próximo governo poderá nomear ao menos 31 magistrados
3 'Bolsonaro poderia começar com uma palavra de solidariedade a ucranianos', diz diplomata da Ucrânia
4 Bolsonaro sobre gasto em férias: 'Vou pegar no cangote'
5 Para Bolsonaro, sanções contra a Rússia não 'devem prosperar'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.