Leia também:
X 7 de setembro: Randolfe aciona o STF contra Bolsonaro por atos

Ex-ministro do STF diz que Bolsonaro não está à altura do cargo: ‘Político medíocre’

Celso de Mello disse que falta, a Bolsonaro, "estatura presidencial e senso de estadista"

Pleno.News - 07/09/2021 22h22 | atualizado em 08/09/2021 09h49

Ex-ministro do STF, Celso de Mello Foto: SCO/STF/Carlos Moura

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello reagiu, nesta terça-feira (7), aos discursos feitos pelo presidente Jair Bolsonaro a apoiadores que se reuniram para protestar em Brasília e em São Paulo neste Dia da Independência. O presidente voltou a falar sobre as eleições de 2022 e prometeu descumprir decisões judiciais e pedir a renúncia do ministro Alexandre de Moraes.

Celso de Mello chamou Bolsonaro de “político medíocre e sem noção dos limites éticos e constitucionais” e disse que ele não está à altura do cargo de presidente da República.

– Lhe faltam estatura presidencial e senso de estadista!!! Com esses discursos ofensivos e transgressores da autonomia institucional do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, incompatíveis com os padrões mais elevados da Constituição democrática que nos rege, Bolsonaro degradou-se, ainda mais, em sua condição política de presidente da República e despojou-se de toda respeitabilidade que imaginava possuir – afirma o texto.

O ex-ministro defendeu a necessidade de “repelir ensaios autocráticos” e convocou os poderes Legislativo e Judiciário a agirem contra o que classificou como “excessos governamentais”.

– A resposta do povo brasileiro aos discursos deste sete de setembro de 2021, indignos da importância da data nacional que celebramos, só pode ser uma: as tentações autoritárias e as práticas governamentais abusivas que degradam e deslegitimam o sentido democrático das instituições e a sacralidade da Constituição traduzem justa razão para a cidadania, valendo-se dos meios legítimos proporcionados pela Constituição da República, insurgir-se, por intermédio dos poderes Legislativo e Judiciário, contra os excessos governamentais e o arbítrio dos governantes indignos – defendeu Celso de Mello.

O ministro Luiz Fux, atual presidente do Supremo Tribunal Federal, fará um pronunciamento em nome dos integrantes da Corte na sessão colegiada desta quarta-feira (8). A manifestação foi debatida entre todos os membros do tribunal.

Leia a íntegra da nota de Celso de Mello:

Os discursos de Bolsonaro, em Brasília e em São Paulo, revelam a triste figura (e a distorcida mente autocrática) de um político medíocre e sem noção dos limites éticos e constitucionais que devem pautar a conduta de um verdadeiro chefe de Estado que seja capaz de respeitar o dogma fundamental da separação de poderes! Na realidade, Bolsonaro é um político que não está, como jamais esteve, à altura do cargo que exerce, pois lhe faltam estatura presidencial e senso de estadista!!!

Com esses discursos ofensivos e transgressores da autonomia institucional do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, incompatíveis com os padrões mais elevados da Constituição democrática que nos rege, Bolsonaro degradou-se, ainda mais, em sua condição política de presidente da República e despojou-se de toda respeitabilidade que imaginava possuir!

Essa conduta de Bolsonaro revela a figura sombria de um governante que não se envergonha de desrespeitar e vilipendiar o sentido essencial das instituições da República! É preciso repelir, por isso mesmo, os ensaios autocráticos e os gestos e impulsos de subversão da institucionalidade praticados por aqueles que exercem o poder!

Há que se ter sempre presente a grave advertência do saudoso e eminente ministro Aliomar Baleeiro, do Supremo Tribunal Federal, em manifestação que recordava ao nosso país que, enquanto houver cidadãos dispostos a submeter-se e a curvar-se ao arbítrio e à prepotência do poder, sempre haverá vocação de ditadores… Daí a significativa e vital importância do poder Judiciário cujos magistrados saberão agir com independência e liberdade decisória, dispensando tutela efetiva aos direitos básicos da cidadania!

A resposta do povo brasileiro aos discursos deste sete de setembro de 2021, indignos da importância da data nacional que celebramos, só pode ser uma: as tentações autoritárias e as práticas governamentais abusivas que degradam e deslegitimam o sentido democrático das instituições e a sacralidade da Constituição traduzem justa razão para a cidadania, valendo-se dos meios legítimos proporcionados pela Constituição da República, insurgir-se, por intermédio dos poderes Legislativo e Judiciário, contra os excessos governamentais e o arbítrio dos governantes indignos!

*AE

Leia também1 7 de setembro: Randolfe aciona o STF contra Bolsonaro por atos
2 Ministro mostra "erro" da PM de Doria ao contabilizar atos em SP
3 Doria 'insiste' e multa Bolsonaro pela 7ª vez por 'falta de máscara'
4 Presidente Bolsonaro: "O poder Moderador é o povo brasileiro"
5 Bolsonaro fará reunião com ministros nesta quarta-feira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.